FIÉIS CELEBRAM O DIA DE SÃO PEDRO COM PROCISSÃO, EM RIO GRANDE

  • Procissão percorreu as principais ruas da zona central. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A quinta-feira (29) de feriado foi de homenagem dos católicos rio-grandinos a São Pedro, padroeiro do município. A programação festiva teve início no dia 23, com a abertura da 287ª edição da festa em homenagem ao santo, no Largo Dr. Pio, e que se estendeu ao longo da semana.

A procissão, que percorreu as principais ruas da cidade, saiu da Catedral pouco depois das 09h e percorreu as principais ruas da zona central. Bênçãos na Colônia de Pescadores Z1, nos hospitais Santa Casa e Universitário, aos barcos atracados no Rincão da Cebola e na sede da Prefeitura marcaram o ato.

20230629_111644A caminhada de fé foi concluída também no Largo Dr. Pio, onde foi celebrada uma missa campal, conduzida pelo administrador diocesano e pároco da Catedral de São Pedro, padre Gil Raul Pereira. Os cantos e louvores da celebração foram interpretados por integrantes do Coral Municipal.

Enquanto a missa era celebrada, em outro ponto da estrutura 450 anchovas estavam sendo assadas na brasa. O prato principal da gastronomia local foi comercializado ao valor de R$ 30 e foi acompanhado de pão e vinagrete. O fogo de chão foi aceso por volta das 10h e tinha capacidade para assar até 360 unidades ao mesmo tempo.

O administrador diocesano e pároco da Catedral de São Pedro, padre Gil Raul Pereira, destacou a fé da população no santo padroeiro. “Nossa cidade é uma cidade portuária e pesqueira, então nosso povo sempre foi e é muito devoto de São Pedro”, disse. Ele também lembrou dos praticantes da religião de matriz africana que visitam a igreja para reverenciar o santo.

20230629_104418“Nossos irmãos, que são de religiões de matriz africana, eles vêm com todo o respeito fazer sua oração para São Pedro, que é o Bará, se não me engano, um dos orixás deles, com todo o respeito e carinho que eles têm para com o nosso santo. Nosso povo é um povo muito religioso e essa devoção à São Pedro é muito forte no meio da nossa gente”, finalizou Gil.

A programação do dia segue com a Lagarteada da Juventude, a partir das 14h, apresentação da Banda Rossini, às 16h, atividades da Comunidade Vida Nova, a partir das 17h, a missa, às 18h, atividades do Esquadrão da Vida, às 19h, e encerra às 20h, com a apresentação do grupo Razão Gaúcha.