UMBANDISTAS HOMENAGEIAM OGUM COM CAMINHADA DE FÉ

  • A imagem de Ogum deixou o local sob aplausos do público participante e ao som da tradicional sirene das viaturas. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A União Riograndina de Cultos Umbandistas Afro-brasileiros Mãe Iemanjá (URUMI) realizou, na noite desta terça-feira (23), a 57ª edição da procissão em homenagem a Ogum/São Jorge. A caminhada de fé teve início em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros e seguiu em direção ao bairro São Miguel.

De acordo com o orador da URUMI, Chrystian Saraiva, o número de fieis vem diminuindo desde a pandemia, embora tenha aumentado a quantidade de eventos. Quase que de forma simultânea, ocorreram homenagens nos bairros Parque Marinha, Lagoa e Junção, neste último promovida pela Igreja Católica.

As atividades foram iniciadas pouco depois das 19h30, com o Hino da Umbanda, a fala de autoridades e o canto de pontos por integrantes da Tenda Espírita Santa Catarina. A imagem de Ogum deixou o local sob aplausos do público participante e ao som da tradicional sirene das viaturas.

Após a chegada no bairro São Miguel, onde funciona a sede provisória da URUMI, foram realizados trabalhos espirituais, uma tradição ao final de cada procissão. A caminhada de fé teve o apoio dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS).