DIA DE SÃO PEDRO É MARCADO POR PROCISSÃO E MISSA EM RG
-
A caminhada de fé partiu da Catedral e percorreu as principais ruas da zona central, realizando paradas em pontos tradicionais, como a Colônia de Pescadores Z1 e os hospitais Santa Casa e Universitário, onde foram concedidas bênçãos especiais. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News
A manhã fria deste sábado (29) foi de homenagens a São Pedro, padroeiro da cidade do Rio Grande. Nem mesmo o frio de sete graus e a sensação térmica de dois foram capazes de afastar os fiéis que participaram da procissão que abriu o dia de comemorações.
A caminhada de fé partiu da Catedral e percorreu as principais ruas da zona central, realizando paradas em pontos tradicionais, como a Colônia de Pescadores Z1 e os hospitais Santa Casa e Universitário, onde foram concedidas bênçãos especiais.
Enquanto a procissão era realizada, dezenas de pessoas organizavam no Largo Doutor Pio a Festa de São Pedro que em 2024 não aconteceu durante a semana que antecedeu a data, em razão das enchentes que atingiram o estado durante o mês de maio.
Em outro ponto estavam sendo preparadas desde às 05h da manhã 500 unidades de anchova assada na brasa. O prato foi comercializado ao valor de R$ 30 e acompanhado por pão e vinagrete. O valor das vendas foi revertido à Cruz Vermelha do Rio Grande.
Em virtude das baixas temperaturas, a missa campal que seria realizada em um palco foi transferida para o interior da Catedral e contou com a participação de um bom público. A celebração ficou a cargo do administrador diocesano, padre Gil Raul.
O religioso falou sobre a importância de São Pedro para o município. “A devoção a São Pedro faz parte da nossa história e nós vimos a quantidade de pessoas que participaram e que realmente são devotos do nosso padroeiro”, afirmou.
Gil segue atuando como administrador diocesano até o dia 24 de agosto, quando está prevista a posse do recém nomeado bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Jorge Pierozan. Ele deverá vir a Rio Grande no dia 11 de julho para seu primeiro contato com o clero.
“Ele é muito simpático. Acho que o povo do Rio Grande vai logo logo sentir um carinho muito grande pelo novo bispo. Nós já estamos nos preparativos para a chegada e posse dele. Provavelmente dia 11 ele virá a Rio Grande para um primeiro contato e para dar os primeiros encaminhamentos de sua missa de posse”, concluiu ele.
Clique no player abaixo e confira a entrevista completa.