COM PRESENÇA DE CARDEAL PORTUGUÊS, ROMARIA DE FÁTIMA TERÁ PROGRAMAÇÃO EXTENSA PARA COMEMORAR OS 50 ANOS DE TRADIÇÃO
-
A saída da procissão será da Casa de Formação e os fieis seguirão em caminhada até o Santuário de Fátima, onde ocorrerá a celebração da missa, no pátio do Colégio Marista São Francisco. Foto: Rodrigo de Aguiar/Arquivo Papareia News
No dia 13 de outubro, a Diocese do Rio Grande realiza a edição de número 50 da Romaria de Nossa Senhora de Fátima. As cinco décadas de homenagens à santa serão celebradas com diversas atividades que incluem até mesmo a participação do cardeal emérito da Diocese de Leiria-Fátima, o religioso português Dom Antônio Marto.
De acordo com o reitor do santuário rio-grandino, padre Péterson Figueiredo, a programação terá início no dia 1º, com a exposição dos 50 cartazes de divulgação da Romaria que estará disponível para visitação no shopping Praça Rio Grande. No dia 4 terá início a novena, que seguirá até o dia 12 de outubro.
Também no dia 4, o recital “Em Fátima” será apresentado no Teatro Municipal e a renda obtida com a venda dos ingressos será revertida à Comunidade Terapêutica Vida Nova. No dia 11, um jantar gauchesco será realizado no Centro Português e no dia 12, Dom Antônio ministrará a palestra “A Mensagem de Fátima”, na Mitra Diocesana, a partir das 15h.
Já no dia da Romaria, data que coincide com a última aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos em Fátima, acontece a 2ª Caminhada com Maria, organizada pela secretária da Paróquia Sagrada Família do Cassino, Jenniffer Gonçalves. A saída do balneário está prevista para às 05h do dia 13, com chegada na Casa de Formação às 09h.
A saída da procissão será da Casa de Formação e os fieis seguirão em caminhada até o Santuário de Fátima, onde ocorrerá a celebração da missa, no pátio do Colégio Marista São Francisco. O evento contará com as presenças do arcebispo de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, e do bispo de Bagé, Dom Cleonir Paulo.
O reitor do Santuário de Fátima, padre Péterson Figueiredo, destacou a programação variada e convidou a comunidade para celebrar de forma conjunta essa edição histórica. “A comunidade espera muito desta romaria e a programação será toda especial, intensa e longa. Será um momento marcante para a Diocese e para a cidade do Rio Grande”, afirmou.