SÃO CRISTÓVÃO É HOMENAGEADO COM PROCISSÃO MOTORIZADA PELAS RUAS DE RG
-
A extensa fila de bicicletas, motos, carros, ônibus e caminhões seguiu em direção a zona portuária, passando pelo Centro e bairros, como Cidade Nova e Cohab II, onde está localizada a paróquia São José Operário, na Rua Casemiro de Abreu. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News
O Dia do Motorista é comemorado nesta segunda-feira (25), mas católicos rio-grandinos homenagearam ontem São Cristóvão, com a tradicional procissão motorizada pelas ruas e avenidas da cidade. A programação religiosa que teve início na quinta-feira (21), com o tríduo, celebrado na paróquia São José Operário.
A carreata foi precedida de uma missa campal, realizada em frente ao Educandário Coração de Maria, na Avenida Presidente Vargas. O altar da celebração foi colocado na carroceria de um caminhão, ponto de onde o padre Nedir Piovesan pode se dirigir aos motoristas e fieis distribuídos ao longo das calçadas e canteiro central.
Pouco depois das 10h, a imagem de São Cristóvão foi posicionada à frente dos demais veículos e deu início à procissão. A extensa fila de bicicletas, motos, carros, ônibus e caminhões seguiu em direção a zona portuária, passando pelo Centro e bairros, como Cidade Nova e Cohab II, onde está localizada a paróquia São José Operário, na Rua Casemiro de Abreu.
No final do percurso, os veículos foram abençoados pelo padre Nedir Piovesan. Nesta segunda-feira (25) terá início a Semana do Motorista, com uma série de atividades especiais, sendo a primeira realizada junto à sede da Cooperativa dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Cargas de Rio Grande (Cootracam).
As mortes em acidentes foram elencadas pelo padre Nedir, que pediu mais prudência aos condutores. Em sua visão, é necessário que os motoristas utilizem mais os conceitos de direção defensiva e que não esqueçam de fazer uma boa oração antes do início de suas jornadas de trabalho ou viagens a lazer.
“São dois aspectos importantes: um primeiro, quem está no volante precisa ter cuidado. Faça sua oração, pois a gente sabe toda a situação difícil de estresse. Nós motoristas temos que cuidar do outro motorista. A gente às vezes compete e a gente poderia usar muito a direção defensiva e, acima de tudo, fazer uma boa oração pedindo intercessão a Deus”, afirmou.
O religioso também lembrou das responsabilidades de todos os envolvidos no trânsito. “Quando nós entramos no trânsito, a gente carrega uma carga muitas vezes negativa. Tem que entrar com gentileza, dando a vez para o outro e em seguida alguém te retribuirá. O que eu to carregando na minha vida eu vou carregar junto na direção”, finalizou o padre Nedir.
A entrevista completa pode ser conferida clicando no player abaixo.