CICLONE EXTRATROPICAL - CONFIRA PANORAMA REGIONAL SOBRE A SITUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

  • As situações mais críticas e que estão sendo atendidas foram de vegetais caídos em vias como Roberto Socoowiski, Primeiro de Maio, ERS 734 e Val Porto, na ligação com a BR 392. Fotos: Divulgação/Defesa Civil/2º BRBM/Redes sociais/Cícero Gomes

Os fortes ventos causados no estado pela passagem do ciclone extratropical deixaram as Defesas Civis dos municípios gaúchos em estado de atenção e na zona sul isso não é diferente. Os impactos gerados pelo evento climático de junho fizeram com que fossem montados planos de contingência para a minimização de possíveis danos.

O site Papareia News está acompanhando os desdobramentos e abaixo é possível conferir um panorama dos principais municípios da região atualizado até às 22h45 desta quarta-feira (12). As informações foram repassadas pelos representantes dos órgãos de proteção das comunidades à nossa reportagem.

IMG-20230712-WA0252Em Rio Grande, a Defesa Civil registrou a queda de árvores e de postes de energia elétrica em diversos pontos do município, entre eles na região das ilhas. As situações mais críticas e que estão sendo atendidas foram de vegetais caídos em vias como Roberto Socoowiski, Primeiro de Maio, ERS 734 e Val Porto, na ligação com a BR 392.

Conforme o ordenador de despesas, Rudimar Machado, duas lonas foram entregues para moradores da Vila Maria dos Anjos e outras duas para moradores do Cassino. Para otimizar os trabalhos, as equipes foram divididas por regiões para que os atendimentos possam ser realizados com brevidade.

Em São José do Norte, o único chamado contabilizado foi de moradores do bairro Vila Veneza que estavam tendo as casas invadidas pela água da chuva. Com a utilização de uma retroescavadeira foram abertas valas que permitiram o escoamento da água e solução imediata do problema.

IMG-20230712-WA0328Segundo o coordenador da Defesa Civil nortense, Jonas Costa, houve queda de postes na BR 101, alguns deles em frente ao estádio do Bento Gonçalves Futebol Clube, e também falta de energia elétrica. Na Quinta Secção da Barra ocorreu o rompimento de fios e técnicos da CEEE Equatorial já tinham sido avisados.

Em Pelotas, haviam sido registrados 50 milímetros de chuva e no início da noite as rajadas atingiram os 79 km/h. Essa condição contribuiu para a queda de árvores e bloqueios em ruas da cidade, situações que estão sendo resolvidas pelas equipes de plantão. Na área da educação, as aulas da rede municipal foram suspensas nesta quinta-feira (13).

Por meio do Twitter, a Prefeitura informou que os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Especialidades e nas farmácias distritais também estão suspensos amanhã. Já os atendimentos de urgência e emergência estão mantidos na UPA do Areal e no Pronto Socorro. A Farmácia Municipal trabalhará normalmente.

IMG-20230712-WA0223Em Arroio Grande, a Defesa Civil relatou apenas a queda de uma árvore, na Avenida Visconde de Mauá, que foi rapidamente retirada por uma equipe da Secretaria Municipal de Obras. De acordo com o coordenador do órgão, Francisco Cardozo, as rajadas de vento estão sendo registradas, mas até o momento nenhuma residência apresentou danos.

Em Santa Vitória do Palmar, próximo da fronteira com o Uruguai, até o momento não foram contabilizados chamados da população dando conta sobre danos estruturais. Conforme o coordenador Jorge Alex Martins, há por parte da Defesa Civil a observação de muita chuva e vento, além da queda nas temperaturas.

No município de Tavares, o coordenador municipal de proteção e defesa civil, Geferson Paiva, informou que ao longo do dia não foram realizados atendimentos à população. Durante a tarde a chuva e o vento apresentaram grande intensidade e durante a noite a chuva diminuiu, porém as rajadas de vento seguiram aumentando.