DEFESA CIVIL EMITE ALERTA PARA CHUVA E VENTO FORTES A PARTIR DE TERÇA-FEIRA (11)

  • A Defesa Civil do Rio Grande já está de prontidão para atender eventuais chamados, que podem ser feitos através do número 199. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A Defesa Civil emitiu um alerta na tarde desta segunda-feira (10) para a possibilidade de chuva e vento fortes para quarta (12) e quinta-feira (13). O alerta é emitido devido a formação de um ciclone extratropical próximo à costa gaúcha, que se forma a partir do avanço e da intensificação de um sistema de baixa pressão.

Na terça, há risco de temporais isolados, acompanhados de chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Também são esperados acumulados de chuva entre 40 e 60 mm/dia.

Na quarta a chuva chegará a quase todas as regiões do Rio Grande do Sul, sendo persistente e com forte intensidade. Há risco de volumes em torno de 60 a 100 mm/dia em determinadas regiões.

Também há condições para temporais acompanhados de eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h. Ao longo do dia, os ventos ganham força no litoral, deixando o mar agitado e com risco de ressaca.

Na quinta, com a formação de um ciclone extratropical, há risco de temporais com chuvas fortes. As rajadas de vento deverão variar entre 80 e 110 km/h, mantendo o mar agitado e com ressaca marítima. As chuvas constantes favorecerão acumulados em torno de 45 e 60 mm/dia.

Após o período de alerta, a tendência é que na sexta-feira (14), o ciclone avance em direção ao mar, favorecendo o tempo estável sobre boa parte do Estado. No litoral gaúcho o mar continuará agitado e com ressaca marítima, e os ventos devem variar de 40 a 60 km/h.

A Defesa Civil do Rio Grande já está de prontidão para atender eventuais chamados, que podem ser feitos através do número 199.

Em caso de emergência, a comunidade também poderá entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193, com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelo número 192, e com a Guarda Municipal e os agentes de trânsito pelos números 153 e 156, respectivamente,

Assessoria de comunicação Prefeitura Municipal