VENTOS AUMENTAM EM RG DURANTE PASSAGEM DE CICLONE E GERAM SUSPENSÕES DE AULAS E SERVIÇOS
-
As chuvas e as rajadas de vento se intensificaram na tarde desta quarta-feira (12). Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News
Apesar de presentes, porém inconstantes, ao longo da manhã, as rajadas de vento e a chuva se tornaram perceptíveis e mais intensas a partir do início da tarde desta quarta-feira (12), em Rio Grande. Elas fazem parte de um ciclone extratropical que está se formando sobre o estado e já vinha sendo alertado pelos meteorologistas desde a semana passada.
Mesmo que os ventos fortes sejam esperados para o período da noite e a madrugada desta quinta-feira (13), alguns pontos da cidade já registraram quedas rápidas de energia, como foi o caso da região da Avenida Presidente Vargas, no trecho entre a Avenida 2 de Novembro e a Rua Domingos de Almeida, afetando semáforos e estabelecimentos comerciais.
De acordo com a CEEE Equatorial, além dessa região, o corte também interrompeu o fornecimento de energia em trechos dos bairros São Miguel, São João, Vila Eulina, Vila Braz e adjacências. A empresa informou que está com as equipes de prontidão para atuação em casos de desabastecimento causados pela chuva e o vento.
Como medida preventiva, a Prefeitura divulgou em suas redes sociais que as aulas da rede municipal estão suspensas nos períodos da tarde e da noite de hoje e também na manhã de amanhã. O Executivo também lembrou do contato da Defesa Civil que está de plantão e poderá ser acionada por meio do número 199.
A Defesa Civil também estabeleceu um plano de contingência para o evento climático. Além do próprio órgão de proteção da comunidade, estão envolvidas as secretarias municipais de Zeladoria da Cidade, de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, de Cidadania e Assistência Social, de Meio Ambiente, de Educação, do Cassino e o próprio gabinete do executivo.
A travessia de passageiros entre Rio Grande e São José do Norte teve a última lancha saindo às 17h de São José do Norte e às 17h40 de Rio Grande. Em seu perfil oficial no Instagram, a empresa Transnorte informou que a interrupção do serviço levou em conta um pedido realizado pela Defesa Civil.
Na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a Portaria n 51 estabeleceu a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas ainda no período da manhã, com vigência até às 13h de amanhã. No documento, assinado pelo reitor da instituição, Danilo Giroldo, consta que as atividades deverão ser reprogramadas e sem prejuízo do calendário acadêmico.
O site Papareia News estará acompanhando os efeitos da passagem do ciclone extratropical e trará informações atualizadas ao longo desta quarta-feira e da madrugada.