RG REGISTRA QUEDA DE ÁRVORES, FALTA DE LUZ E UM HOMEM MORRE DURANTE PASSAGEM DO CICLONE

  • Na Praça das Forças Armadas, no 6 Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), diversos vegetais foram arrancados do solo com raiz. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Servidores das secretarias da Prefeitura de Rio Grande trabalharam durante toda a quinta-feira (13) na minimização dos impactos causados pela passagem do ciclone extratropical pelo estado. O amanhecer, ainda ventoso, revelou os estragos causados pelas rajadas que ultrapassaram os 100 km/h.

Boa parte da cidade ficou sem energia elétrica e semáforos da zona central ficaram fora de operação. O desabastecimento também afetou o comércio e poucos estabelecimentos abriram as portas. As quedas de árvores impressionaram quem saiu às ruas para ver os estragos causados na noite anterior.

20230713_115808Na Praça das Forças Armadas, no 6 Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), diversos vegetais foram arrancados do solo com raiz. O mesmo aconteceu na praça localizada em frente e no Asylo, onde uma árvore caiu próximo a entrada, na Rua 24 de Maio, e outras duas na lateral pela Rua Senador Correia.

Também houve queda de árvores na Praça Sete de Setembro, sendo duas delas de dimensões significativas. A mesma situação foi registrada na esquina da Avenida Buarque de Macedo com a Rua 2 de Novembro e no prédio onde funcionava a escola Medianeira o muro do pátio desabou e atingiu a parada do transporte coletivo.

Na Rua Jockey Club, eucaliptos caíram em sequência sobre a pista e interromperam parcialmente o tráfego de veículos. No bairro Santa Rita de Cássia, um outro vegetal caiu sobre uma casa de madeira e vitimou fatalmente o morador. A suspeita da Polícia Civil é de que o fato tenha acontecido durante a madrugada.

20230713_193956 (1)Durante a tarde, outras equipes fizeram o corte de um pinheiro localizado no interior do pátio da Igreja do Salvador que havia encostado na rede de baixa tensão e estava impedindo o retorno do fornecimento de energia. Na Avenida Presidente Vargas, as fachadas de dois prédios foram danificadas.

O Corpo de Bombeiros aumentou o efetivo de serviço e no início da noite de hoje uma guarnição realizava o corte de uma árvore que caiu em cima de uma residência, localizada na Rua Visconde de Mauá. Os moradores acreditam que ela tenha caído ainda durante a madrugada, quando os ventos atingiram velocidade significativa.