IÇAMENTO DE CAMINHÃO TANQUE DEVE ACONTECER NESTA QUARTA-FEIRA, NA BR 392

  • A expectativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é de que esse trabalho seja concluído nas próximas horas e com isso as atividades do dia estarão encerradas. Foto: Divulgação/PRF

Está previsto para amanhã o içamento do cavalo mecânico e do tanque de combustíveis envolvido no acidente de ontem à noite, no km 59 da BR 392, em Rio Grande. Ao longo de toda a terça-feira, técnicos da empresa Geo Ambiental, de Porto Alegre, trabalharam para concluir o transbordo do restante da carga de gasolina e de óleo diesel que permaneceu no interior da estrutura.

A expectativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é de que esse trabalho seja concluído nas próximas horas e com isso as atividades do dia estarão encerradas. Servidores da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) estiveram no local do acidente e se certificaram de que o vazamento não comprometeu nenhum manancial do entorno, sendo o principal deles o canal São Gonçalo.

A decisão foi tomada em conjunto pelo Posto de Comando estabelecido no local, composto pela PRF, Corpo de Bombeiros, Fepam, Ecosul e empresas responsáveis pela retirada do material e pelo caminhão acidentado. A previsão é de que os trabalhos sejam retomados às 09h, com o içamento do semirreboque seguido pelo cavalo mecânico, em uma operação que não tem hora para ser encerrada.

De acordo com o chefe da 7ª delegacia da PRF, Fabiano Goia, "a operação demandará a presença do Corpo de Bombeiros e demais órgãos em razão do risco potencializado". Nesse sentido, o desvio provisório liberado horas após o acidente, entre os kms 56 e 59, segue em funcionamento. Por conta do acidente ter acontecido em um trecho de pista duplicado, o sentido Pelotas - Rio Grande está funcionando como mão dupla.

"Ficaremos mais uma noite com o fluxo viário invertido, de forma que o sentido decrescente continuará com duplo sentido de circulação. Para tanto, ocorrerá monitoramento constante da concessionária e por nossas equipes, visando a manutenção da sinalização e da segurança viária", completou Goia. O tráfego de veículos no ponto onde acontece o desvio e ao longo de seu curso pode apresentar lentidão.