PREPARO DE POLICIAL MILITAR CONTRIBUI PARA SALVAMENTO DE BEBÊ ENGASGADO, DURANTE ATENDIMENTO DE LIGAÇÃO PARA O 190, EM PELOTAS

  • A calma e o preparo do atendente permitiram a orientação para a realização da chamada Manobra de Heimlich, procedimento considerado adequado para o caso. Foto: Divulgação/4º BPM

Uma situação desesperadora terminou com um final feliz, na noite desta quarta-feira (1), em Pelotas. Era mais um dia de trabalho, quando o 190 da sala de operações do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) recebeu uma ligação em que do outro lado da linha uma mãe solicitava ajuda para o seu filho, de apenas oito dias, que havia se engasgado durante a amamentação e estava sem respirar. 

A calma e o preparo do atendente permitiram a orientação para a realização da chamada Manobra de Heimlich, procedimento considerado adequado para o caso. Enquanto o atendimento remoto era realizado, uma equipe do policiamento foi encaminhada para o endereço da família, no bairro Sanga Funda, assim como uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

No local, os brigadianos foram informados pelos pais que após a realização da manobra a criança tinha voltado a respirar. Com a situação sob controle, os socorristas do SAMU fizeram o encaminhamento da família ao Pronto Socorro do município para a realização de atendimento especializado.

No mês de outubro, a Brigada Militar realizou em Porto Alegre a 9ª edição do Curso de Operador COPOM para o aperfeiçoamento das atribuições de rádio-operador nas unidades da instituição espalhadas pelo estado. Militares do 4 BPM estiveram entre os participantes que passaram por uma formação composta por 60 horas-aula.