REPRESENTANTE DO SENAR RS ABORDA A PECUÁRIA EM TEMPOS DE CRISE NA 49ª EXPOFEIRA

  • Segundo Leonardo, ao dominar plenamente o negócio, o produtor entende os contextos momentâneos para não agir de forma precipitada. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Os desafios da pecuária em tempos de crise foram tema de uma palestra, na manhã deste sábado (18), na 49ª Expofeira. O assunto foi abordado pelo médico veterinário e representante do Senar RS, Leonardo Rocha.

A atividade integrou uma programação capacitiva que reuniu especialistas para debater com os produtores assuntos de interesse do homem do campo. As palestras aconteceram no Salão Social do Sindicato Rural do Rio Grande.

De acordo com Rocha, o pecuarista precisa estar pautado em duas bases estruturantes: dominar plenamente o negócio e fortalecer o sistema de produção. O entendimento desses conceitos permite o sucesso da atividade.

Segundo Leonardo, ao dominar plenamente o negócio, o produtor entende os contextos momentâneos para não agir de forma precipitada. Já o fortalecimento do sistema de produção se dá quando são mantidos claros e ajustados os critérios de expectativa x realidade.

A retração do preço do boi gordo foi uma realidade encontrada tanto no Brasil como no mercado internacional e uma das causas está relacionada com a presença de fêmeas na linha de abate. Além disso, o alto consumo interno também contribui para essa baixa.

Rocha concluiu a palestra apresentando números de propriedades e lembrando que a pecuária se caracteriza como uma atividade de médio-longo prazo, onde ações momentâneas podem ser refletidas por dois ou três anos à frente.