CRIAÇÃO DE COELHOS É DESTAQUE NO PAVILHÃO DOS ANIMAIS DA 49ª EXPOFEIRA

  • Claudemir explicou que os coelhos da raça Nova Zelândia Branco são dóceis, bons de criar e as fêmeas são consideradas boas mães. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A cunicultura, nome atribuído à atividade de criação de coelhos, foi destaque durante os dias de realização da 49ª Expofeira de Rio Grande. O Pavilhão dos Animais foi um dos locais mais frequentados pelos visitantes, principalmente no final de semana, quando o sábado e o domingo de sol e calor contribuíram para uma programação ao ar livre.

Criador de coelhos há mais de dez anos, Claudemir das Neves trouxe para o evento os animais das raças Nova Zelândia Branco e Califórnia. De acordo com ele, os primeiros foram adquiridos de um expositor que participa regularmente da Expointer e sua propriedade talvez seja a única a contar com exemplares dessas espécies.

Na manhã deste domingo (19), dia da abertura oficial da Expofeira, os coelhos participaram do desfile dos campeões, ostentando nas gaiolas as escarepelas recebidas como resultado das avaliações realizadas. No momento do julgamento são levados em consideração fatores como formação de cabeça e orelhas, além da qualidade da carne.

Claudemir explicou que os coelhos da raça Nova Zelândia Branco são dóceis, bons de criar e as fêmeas são consideradas boas mães. Neves também lembrou que as pessoas interessadas em ter um coelho em casa precisam estar atentos às condições de higiene das gaiolas, para o conforto dos animais.

A principal alimentação deles se dá à base de ração comercial e verduras. Integrante do Núcleo de Aves e Coelhos de Rio Grande, Claudemir comercializa os filhotes desses animais e maiores informações podem ser obtidas através do telefone (53) 99967-5497.