BATALHÃO DE AVIAÇÃO DA BRIGADA MILITAR (BAVBM) EXPÕE AERONAVE KOALA NA FENADOCE

  • O AW 119 Koala é considerado uma das aeronaves mais modernas para a realização de missões aerotáticas e está presente na frota das polícias brasileiras de diversos estados. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Quem visitou a Fenadoce nesta sexta-feira (9) teve a oportunidade de conhecer de perto um dos helicópteros do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BavBM). A aeronave AW 119 Koala já foi utilizada em diversas operações realizadas na região e em Rio Grande ficou conhecida pela atuação constante no início do ano passado, em razão dos homicídios, e no combate ao incêndio que atingiu a Estação Ecológica do Taim, em dezembro de 2022.

20230609_141749(0)No período da manhã, o helicóptero e a tripulação pousaram no Parque Una e durante a tarde estiveram no Centro de Eventos, onde receberam a visita de centenas de pessoas, inclusive das baronesas da Fenadoce. O AW 119 Koala é considerado uma das aeronaves mais modernas para a realização de missões aerotáticas e está presente na frota das polícias brasileiras de diversos estados.

De acordo com o piloto e responsável pelo setor de comunicação social do BAvBM, major João Marcelo, o Koala se caracteriza como uma aeronave multimissão e que dota a Brigada Militar de grande capacidade aérea operacional. “Trata-se de uma aeronave moderna, capaz de oferecer recursos àqueles que estão pilotando e também à tripulação que opera na cabine. Ele nos permite dar apoio à todas as unidades da BM no estado”, afirmou.

Quem também esteve conhecendo de perto a aeronave e a tripulação foi a estudante e bacharel em Direito, Mandara Gastal, de 27 anos, e a mãe, Denise Cunha. Moradoras do bairro Navegantes II, elas contaram que são apaixonadas por helicópteros e ficaram surpreendidas ao chegar na Fenadoce e ver o Koala aberto à visitação.

20230609_160936Como as duas chegaram minutos antes do início do procedimento de decolagem, foi possível conversar com os policiais e chegar perto da aeronave. Em razão do deslocamento de ar, tanto ela, como a mãe e os visitantes que aguardavam para adquirir os ingressos nas bilheterias acompanharam a decolagem a uma distância segura.

Mandara acredita que o helicóptero é uma ferramenta que auxilia nas ações de segurança pública e transmite com isso mais tranquilidade para a população. Ela também destacou a receptividade dos policiais: “É necessário que haja mais carinho com o próximo e eles foram muito simpáticos”, finalizou.