BANDA DE MÚSICA DO CRPOSUL REALIZA APRESENTAÇÃO NA FENADOCE

  • A banda de música do CRPOSul foi fundada no dia 16 de janeiro de 1931, sob o comando do coronel José Rodrigues Sobral, e atualmente é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do município de Pelotas. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

De canções militares a sucessos românticos e clássicos do pop rock nacional: assim foi o repertório da apresentação da banda do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPOSul), realizada na praça de alimentação da Fenadoce, na tarde do último sábado (10). Além da participação no evento, os policiais também percorrem as cidades da área de atuação do comando, levando música e diversão às comunidades.

20230610_172843A banda de música do CRPOSul foi fundada no dia 16 de janeiro de 1931, sob o comando do coronel José Rodrigues Sobral, e atualmente é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do município de Pelotas. A apresentação na Fenadoce contou com a participação de convidados, como o 2º sargento da reserva remunerada, Eduardo Silva da Silva (bateria), o também 2º sargento da reserva remunerada, Eder Alves Amaral (sax barítono), e Gabriel Monks (sax alto).

Entre as músicas tocadas e também cantadas estiveram a canção militar Fibra de Herói e Saidera do grupo Skank, essa última interpretada pelo soldado Felipe. Foram realizadas, ainda, seleções de músicas das bandas Roupa Nova, Raça Negra e SPC, além de Zé Felipe, Thiaguinho, Tim Maia e nomes do cenário gauchesco, como Baitaca.

A banda de música do CRPOSul conta com 13 integrantes, sob a regência do 1º tenente Xavier. Nos clarinetes estão o sargento Joel e o soldado Luckow, no saxofone alto o sargento Alves, no bombardino o soldado Morales, nos trompetes os soldados Pinho e Vieira, nos trombones os soldados Morossino e Julio, no sousafone o soldado Quadros e na percussão o sargento Flávio e os soldados Felipe, Valente e Jefrey.