PORTOS RS LANÇA AVISO PÚBLICO DE CONSTRUÇÃO DE NOVO PÍER DE GRANEIS LÍQUIDOS NA INTERMODAL

  • A expectativa é de que o EVTEA possa participar da segunda rodada de leilões de químicos e graneis líquidos de 2025. Fotos: Divulgação/Portos RS

Durante o primeiro dia de realização da Intermodal South America, a Portos RS tornou público o início dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) de construção de um novo píer de graneis líquidos no Porto Organizado do Rio Grande.

Além do Grupo Cobra, o Aviso Público já conta com o interesse de empresas como Raízen, Coompas, Refinaria de Petróleo Riograndense e do Grupo Odfjell. O desenvolvimento do EVTEA ficará a cargo da EC projetos. A Gerência Planejamento e Desenvolvimento da Empresa Pública, estará acompanhando e assessorando com o fornecimento de informações técnicas sobre o projeto.

Assinatura Aviso P?blico IA Portos RS segue à disposição de empresas especializadas que queiram colaborar com envio de dados para a qualificação dos estudos, que devem ser concluídos em 90 dias. A Autoridade Portuária entende como extremamente importante a construção de um novo píer destinado a esta atividade, pois sua operação permitirá receber o gás que chegará ao estado, gerando com isso mais competitividade e ampliação do leque de multimodalidade do porto gaúcho.

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, celebrou o momento e lembrou do caráter técnico para sua realização. “Não se trata de um estudo com a ideia da Autoridade Portuária, mas sim de um estudo técnico que olha fundamentalmente para as necessidades do mercado e que nos permitirá ter uma modelagem para esse novo píer que atenderá as necessidades de desenvolvimento da região”.

Após a conclusão o estudo será avaliado pela diretoria da Portos RS e pelo Conselho de Administração para posteriormente ser enviado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o que deverá acontecer no segundo semestre desse ano. A expectativa é de que o EVTEA possa participar da segunda rodada de leilões de químicos e graneis líquidos de 2025.

Assinatura Aviso P?blico IIIO diretor corporativo do Grupo Cobra, Jaime Llopis, destacou o grande potencial da região sul do estado em termos de qualidade e condição da infraestrutura portuária. “Achamos que existem muitas outras alternativas de otimização dessa infraestrutura logística e portuária, muitas outras atividades industriais que podem acontecer na região e a Cobra está olhando várias delas. Fazer realidade esse píer é importante para o desenvolvimento da cidade”, afirmou.

Ao fazer referência à importância do investimento, o gerente do Grupo Raizen, Erik Frank, citou a importância estratégica do Porto do Rio Grande e lembrou das operações já realizadas no município pela empresa. “A gente vê que a construção de um novo píer soma a disponibilidade de crescimento da infraestrutura com a demanda que a gente vê crescendo a cada ano na região e principalmente no Porto do Rio Grande”, afirmou Erik.

O gestor esteve acompanhado do também gerente do Grupo Raizen, Bruno Mello. Para o desenvolvimento do EVTEA, a Portos RS coloca a Gerência de Planejamento e Desenvolvimento à disposição dos interessados pelo e-mail arrendamentos@portosrs.com.br. O ato foi encerrado pela presidente do Conselho de Administração da Portos RS, Jacqueline Wendpap.

Assessoria de comunicação