GUARDAS PORTUÁRIOS INICIAM CAPACITAÇÃO PARA ATUAÇÃO NO NOVO CCOM DO PORTO DO RIO GRANDE

  • A utilização de recursos de última geração permitirá o aprimoramento das ações de segurança no principal porto marítimo do Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação/Portos RS

A Portos RS deu início, na última semana, ao processo de capacitação dos guardas portuários para atuação no novo Centro de Controle e Comunicação (CCCom) do Porto do Rio Grande. O investimento integra o pacote de ações executadas pela Autoridade Portuária para a modernização das instalações aos padrões de ISPS Code e de alfandegamento.

A utilização de recursos de última geração permitirá o aprimoramento das ações de segurança no principal porto marítimo do Rio Grande do Sul. Entre as inovações estão o novo CFTV com inteligência artificial aplicada, os sistemas de defesa de perímetro, de alarme e de comando por alta voz, além do gerenciamento do controle de acesso.

As obras, que atingem toda a infraestrutura portuária, estão sendo executadas pela empresa Eagle, especializada no fornecimento de sistemas de segurança eletrônica e vencedora da licitação realizada pela Portos RS. Os investimentos, avaliados em R$ 46,7 milhões, colocam o Porto do Rio Grande em posição de destaque no atendimento dos padrões internacionais.

De acordo com o diretor de infraestrutura, Lucas Meurer, “a modernização das instalações portuárias é algo que vinha sendo planejado pela extinta Superintendência e agora com a Portos RS esse desejo está sendo concretizado. Tratam-se de várias intervenções que juntas atenderão aos padrões de ISPS Code e de alfandegamento. O novo CCCom é uma parte desse processo e o investimento em recursos de última geração se refletirá no aprimoramento das ações de segurança e no controle de acesso da unidade”, explicou ele.

Assessoria de comunicação