PREFEITURA MANTÉM AFASTAMENTO SOCIAL E AUTORIZA O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NA MODALIDADE TELE-ENTREGA

  • O decreto nº 17.097/2020 estará mantendo a orientação pelo fechamento dos estabelecimentos para o atendimento ao público, mas autorizando o funcionamento na forma de tele entrega. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Por meio de uma nova videoconferência, o prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, concedeu uma coletiva de imprensa para anunciar novas alterações no decreto municipal que prevê as medidas de distanciamento social como forma de prevenção ao coronavírus. A decisão do executivo leva em consideração a flexibilização anunciada pelo governo do estado na última quarta-feira.

Logo no início, Lindenmeyer fez um agradecimento às manifestações de solidariedade registradas no município e que estão permitindo uma resposta rápida para a população. Ele também lembrou que o baixo número de casos confirmados mostra que as ações colocadas em prática estão sendo importantes para conter o avanço do vírus, levando em consideração municípios do país com características semelhantes.

Na sequência, Alexandre fez considerações ao decreto estadual e mencionou que as decisões dos prefeitos devem estar pautadas nas questões estruturais dos municípios e diante disso cobrou das autoridades federais os investimentos necessários para a área da saúde. Nesse sentido, ele anunciou que estará encaminhando ao novo ministro da saúde um ofício solicitando a habilitação da UTI Covid do Hospital Santa Casa.

Sobre a reivindicação de abertura do comércio, Alexandre informou que recebeu uma série de pedidos e manifestações de instituições representativas preocupadas com a situação econômica do município. Por conta disso, o decreto nº 17.097/2020 estará mantendo a orientação pelo fechamento dos estabelecimentos para o atendimento ao público, mas autorizando o funcionamento na forma de tele entrega.

Até então, essa modalidade estava restrita aos restaurantes, lancherias e lojas de materiais de construção, mas a partir de agora também serão estendidas aos demais estabelecimentos. Mesmo assim, a prefeitura mantém a orientação de que os funcionários utilizem máscaras e demais equipamentos de proteção individual, ainda que não haja aglomeração de pessoas no interior das lojas.

Lindenmeyer também anunciou a criação de um comitê econômico para avaliar os impactos causados pelas medidas de isolamento social. O comitê será formado por representantes de secretarias municipais da área, integrantes da Furg, IFRS, Câmara de Vereadores, Câmara de Comércio, Câmara de Dirigentes Lojistas, representantes do comitê de saúde, entre outros. A primeira reunião deve acontecer na próxima segunda-feira e os componentes terão o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta de enfrentamento aos impactos.