LUIZ ARTUR FERRARETTO FALA SOBRE GUIA GRATUITO PARA ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS VOLTADO AOS PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO

  • O guia foi colocado à disposição para download na última segunda-feira (13) e até agora já foram quase três mil downloads. Foto: Divulgação/Redes sociais

O rio-grandino, doutor em comunicação e coordenador do Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luiz Artur Ferraretto, é um dos autores do livro eletrônio (e-book) "Covid-19 e Comunicação: Um Guia Prático Para Enfrentar a Crise", voltado aos profissionais da área para atuação na cobertura da pandemia. A obra também é uma iniciativa do professor Fernando Morgado das Faculdades Integradas Hélio Alonso, do Rio de Janeiro.

Segundo Ferraretto, com o surgimento da doença, os integrantes do NER passaram a observar os acontecimentos e a forma como os veículos de comunicação estavam agindo diante do avanço da pandemia e demais autoridades de saúde. Na sexta-feira, dia 3 de abril, ele foi procurado por Morgado que teve a ideia de elaborar um material sobre como as rádios do país estavam respondendo a pandemia e como resposta, Ferraretto sugeriu abordar a forma como a comunicação de um modo geral estava vendo a pandemia.

"A gente tinha como parâmetro para fazer isso ver como era a comunicação antes, como está sendo durante e tentar projetar o que vem depois e tentar, também, ver cenários de crise, tipo um plano de contingência, que era uma coisa que eu já estava pensando para a parte de rádio e o Fernando, por coincidência, também estava pensando sem a gente se falar até aquele contato na sexta-feira", explicou Ferraretto. "Levamos uns três dias de muitíssimo trabalho, sei lá, 16h ou 17h, talvez, de escrita por dia", lembrou.

O guia foi colocado à disposição para download na última segunda-feira (13) e até agora já foram quase três mil downloads. "Imediatamente depois de ter terminado esse produto, começou a tradução para o espanhol, que já está pronta, está sendo revisada nesse momento, numa parceria com o Instituto Cultural Brasil-Argentina, no Rio de Janeiro, e a gente pretende lançar essa versão na próxima semana. Depois, na sequência, a gente vai lançar a versão em francês e inglês", anunciou Luiz Artur.

Como ainda não é possível ter uma resposta definitiva sobre a pandemia, os autores se comprometeram em acompanhar o processo e atualizar o material para readequá-lo a realidade que está por vir. "A gente já tem como meta, dentro do possível, fazer revisões desse trabalho, ampliando e acrescentando determinados parâmetros que possam surgir. Isso vai ser feito também nas outras edições em outros idiomas", garantiu Ferraretto. O e-book pode ser lido e baixado clicando aqui (ao clicar, o download é iniciado automaticamente).

Durante a conversa, o autor falou, ainda, sobre a importância do profissional da comunicação nesse momento, os quatro pilares que nortearam a produção do guia e também de que maneira os veículos devem trabalhar para garantir que a cobertura do coronavírus seja realmente informativa e não se torne algo tóxico. A entrevista completa pode ser conferida clicando no player abaixo.