CDL RECUSA LUGAR EM COMITÊ ECONÔMICO ANUNCIADO PELA PREFEITURA E NÃO RECONHECE SEU CARÁTER TÉCNICO

  • A instituição também declarou ter se sentido surpreendida pela decisão anunciada pela manhã, pois imaginava que as atividades comerciais seriam retomadas de forma gradativa já na próxima semana. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Depois do anúncio da criação de um comitê econômico pela prefeitura, com a participação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a entidade emitiu uma nota oficial, na noite desta sexta-feira, abrindo mão do espaço. A justificativa apresentada pela instituição foi a de que o grupo instituído pelo executivo não é considerado técnico e também não possui razão de existir pelo fato do município estar contemplado no estudo realizado pela Univesidade Federal de Pelotas e ter sido considerado apto para a retomada das atividades.

No documento, a CDL lembrou da serenidade e do bom diálogo mantido com o governo para a construção de uma solução para o problema do isolamento social. "Foram vários encontros via online, mensagens e diálogos para construirmos uma resultante inteligente e segura para sobrevivência social das nossas famílias, de empregadores e empregados no nosso município. Há 15 dias propusemos a criação de um comitê econômico para dialogar com a área da saúde na busca dessa resultante", diz a nota.

A instituição também declarou ter se sentido surpreendida pela decisão anunciada pela manhã, pois imaginava que as atividades comerciais seriam retomadas de forma gradativa já na próxima semana. "Foram longos 25 dias de instensas reuniões com diretores e associados, até chegarmos ao dia de hoje em que tínhamos a expectativa de passarmos para a etapa de gerenciamento da retomada da atividade econômica na semana que vem, infelizmente fomos mais uma vez surpreendidos", lamentou.

A entidade manifestou sua inconformidade com a decisão do prefeito municipal e espera que na reunião deste sábado a posição seja revista. "Sendo assim, manifestamos nossa completa inconformidade ao senhor prefeito Alexandre Lindenmeyer em estender por mais 15 dias o fechamento do nosso comércio. Esperávamos que na data de hoje pudéssemos ter um plano de retomada das atividades a partir de segunda-feira, 20, respeitando todas as condições de segurança para preservar a saúde dos trabalhadores e da comunidade", encerrou.

A diretoria da CDL deve se manifestar novamente ainda neste sábado, após a reunião com o chefe do executivo. Confira abaixo a redação do documento na íntegra.

"Caros Associados e Comerciantes:

A CDL vem mais uma vez a público para esclarecer sua atuação na crise atual com a defesa da vida de hoje e amanhã.

Temos em todas as nossas intervenções levado o bom diálogo e a serenidade para que pudéssemos chegar a bom termo e de forma congruente com o Prefeito Alexandre Lindenmeyer nas ações no combate a pandemia como na retomada das atividades.

Foram vários encontros via online, mensagens e diálogos para construirmos uma resultante inteligente e segura para sobrevivência social das nossas famílias, de empregadores e empregados no nosso município. Há cerca de 15 dias propusemos a criação de um comitê econômico para dialogar com a área da saúde na busca dessa resultante.

Foram longos 25 dias de intensas reuniões com diretores e associados, até chegarmos ao dia de hoje em que tínhamos e a expectativa de passarmos para a etapa de gerenciamento da retomada da atividade econômica na semana que vem, infelizmente fomos mais uma vez surpreendidos.

Na coletiva desta manhã, o senhor prefeito anunciou que vai formar um comitê composto por muitas instituições, inclusive a CDL, segundo ele, para estudar a retomada e, em 15 dias deverá se manifestar. Nossa sugestão de 15 dias atrás não foi essa, mas sim de um grupo técnico, o que esse comitê formado pelo prefeito não é.

Diante de tudo isso, somando-se ao novo decreto do Governo do Estado e da portaria da Secretaria de Saúde Estadual SES nº 270/2020, a CDL entende que não se faz necessária sua presença nesse comitê, bem como o mesmo não tem razão de ser, pois a nova portaria regulamenta o retorno às atividades no comércio, ao mesmo tempo em que nossa cidade está contemplada pelo estudo feito pela UFPEL e aceito oficialmente pelo Governo do Estado como apta a retomada das atividades, evidentemente respeitando todas as condições de higiene e segurança já previstas no Decreto Estadual.

Sendo assim, manifestamos nossa completa inconformidade ao senhor prefeito Alexandre Lindenmeyer em estender por mais 15 dias o fechamento do nosso comércio. Esperávamos que na data de hoje pudéssemos ter um plano de retomada das atividades a partir de segunda-feira, 20, respeitando todas as condições de segurança para preservar a saúde dos trabalhadores e da comunidade.

Depois de muitas tentativas em falar com o Executivo Municipal, o presidente da CDL teve o retorno de que o Prefeito Alexandre quer fazer mais uma reunião conosco amanhã pela manhã. Estaremos participando na esperança que esta posição seeja revista.

Dessa forma deixamos claro, com essa quarta nota, a todos os nossos associados e comerciantes, que nossa posição é o enquadramento imediato de nossa cidade no decreto estadual para a retomada das atividades em Rio Grande, evidentemente mantendo-nos sempre à disposição para colaborar nesse processo."