NÍVEL DA LAGUNA SOBE E NOVOS ALAGAMENTOS ATINGEM A CIDADE DO RIO GRANDE

  • Rua Vasco Vieira da Fonseca ficou totalmente alagada. Tábua de maré da Praticagem da Barra do Rio Grande apontou que a Laguna dos Patos estava 1,06 metros acima do nível normal, às 13h. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Com a tábua de maré da Praticagem da Barra do Rio Grande apontando o nível da Laguna dos Patos em 1,06 metros acima do normal, às 13h deste sábado, moradores ribeirinhos voltaram a sofrer com os alagamentos. Dessa vez a água subiu bastante e causou até mesmo interrupções no trânsito.

20230923_141907No canalete da Avenida Major Carlos Pinto, antes do cruzamento com a Avenida Portugal, a pista do sentido centro - bairro foi completamente interditada em razão do alagamento total e a via do sentido contrário operou no contrafluxo. Agentes de trânsito permaneceram no local orientando os motoristas.

Para sair na rua, moradores do entorno tiveram que utilizar botas de borracha e roupas pantaneiras para não ter contato direto com a água. Cavaletes e lixeiras foram posicionados de forma a impedir a passagem dos veículos e evitar a formação de ondas na rua que dá acesso à Marechal Deodoro.

Na região da doca do Mercado Público, as ondas jogavam a água na direção da Banca do Peixe que já formava pontos de alagamento. No Rincão da Cebola, a Rua Vasco Vieira da Fonseca apresentou acúmulo de água desde a esquina com a General Neto até o entroncamento com a Rua 24 de Maio.

20230923_151942Alguns motoristas tentaram transpor o alagamento, mas desistiam a medida em que o nível da água chegava ao assoalho dos carros. Apenas caminhões, ônibus e caminhonetes conseguiam atravessar o trecho e geravam ondas que atingiam as portas dos prédios.

Na Avenida Henrique Pancada, outra região ribeirinha, a água invadiu a área verde existente às margens da Laguna e também a pista, gerando interrupções no trânsito. Quem seguia de carro em direção ao centro precisou fazer um desvio à direita na Rua Acre e pegar a Rua Visconde de Mauá como alternativa para desviar do trecho alagado.

A leitura da tábua de maré realizada às 17h apontou para uma diminuição do nível e registrou 76 centímetros acima do normal.