RG TEM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA HOMOLOGADA PELO GOVERNO ESTADUAL

  • O prefeito Fábio Branco afirmou que a municipalidade está realizando os levantamentos necessários para a captação de recursos que permitam a recuperação dos danos. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Com mais de 460 mm de precipitação durante o mês de setembro, a cidade do Rio Grande teve homologada nesta quarta-feira (4) sua situação de emergência pelo governo do estado. O documento, assinado pelo prefeito Fábio Branco, levou em consideração os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município no último mês e que foram agravados em razão da elevação do nível da Laguna dos Patos.

Na região das ilhas, por exemplo, muitos moradores estão fora de casa e o avanço da água acabou causando estragos na estrada de acesso, problema que já está sendo solucionado pela Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC). A Defesa Civil também está auxiliando no georreferenciamento dos pontos que necessitam de reparos, por meio da utilização de um drone.

Ao comentar sobre a decisão, Branco afirmou que a municipalidade está realizando os levantamentos necessários para a captação de recursos que permitam a recuperação dos danos. “Estamos fazendo todos os levantamentos dos prejuízos que essas águas, enchentes e essa chuva tem nos causado. E para que a gente consiga até mesmo alguns recursos para recuperação é fundamental ter sido homologado”.

O ordenador de despesas da Defesa Civil, Rudimar Machado, destacou que a homologação habilita a cidade do Rio Grande a receber recursos vindos do governo gaúcho. “A homologação do estado já é uma vitória, mas continuamos a preencher no sistema todas as perdas do município, também em relação aos danos na agricultura e na pesca”, disse ele ao fazer referência ao cadastramento de dados junto ao Sistema Integrado de Desastres.