MANHÃ DE DOMINGO É MARCADA PELA TRANQUILIDADE NOS LOCAIS DE VOTAÇÃO

  • Até o momento, apenas duas urnas eletrônicas apresentaram problemas e foram rapidamente substituídas pelas equipes técnicas da 163ª Zona Eleitoral. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O domingo de eleições transcorre normalmente em Rio Grande. Ao longo da manhã, as escolas da zona central da cidade registraram uma movimentação bastante tranquila, muito por conta da pandemia do coronavírus, o que deve fazer com que muitos eleitores deixem de votar pelo receio do contágio e de aglomerações.

No Instituto de Educação Juvenal Miller, um dos maiores da cidade, agentes da Polícia Federal foram vistos fazendo a segurança do entorno, assim como equipes da Brigada Militar que realizaram patrulhamento em outros locais de votação. Os eleitores utilizaram máscaras de proteção e na entrada dos prédios era oferecido o álcool em gel para higienização das mãos.

20201115_102953Completando 91 anos neste domingo, a rio-grandina Zulma Guimarães fez questão de ir votar, mesmo depois de ter sofrido dois acidentes vasculares cerebrais. “Eu acho que é obrigação nossa, como cidadão brasileiro, de cumprir o nosso dever. Eu sempre pensei que se eu não votar, não tenho o direito de criticar ou solicitar qualquer coisa”, afirmou.

Até o momento, apenas duas urnas eletrônicas apresentaram problemas e foram rapidamente substituídas pelas equipes técnicas da 163ª Zona Eleitoral. De acordo com o chefe do cartório eleitoral, Giovane Brandão, outro problema foi relacionado a ausência de mesários, fazendo com que fossem convocados profissionais reservas.

“Nós convocamos cerca de 50 mesários substitutos. A gente esperou uma hora em virtude de dificuldade de deslocamentos que pudessem caracterizar um atraso e não uma falta, mas depois das 08h entendemos como falta e encaminhamos os substitutos para os locais de votação”, explicou Brandão.

Com relação a Zona 037, o chefe do cartório eleitoral, Luiz Henrique Marques Rocha Júnior, informou que o pleito está transcorrendo normalmente e também citou remanejo de mesários. “Não tivemos nenhuma troca de urna eletrônica até o momento. Ontem tivemos a troca de uma urna, quando da instalação das seções, mas hoje não”, disse Marques.

A Brigada Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal não registraram prisões relacionadas aos crimes de boca de urna. Outro ponto destacado nestas eleições é a pouca quantidade de material de campanha jogado em frente às escolas, o que faz deste pleito um dos mais limpos dos últimos tempos.