CARTÓRIOS ELEITORAIS DE RG PRONTOS PARA O DIA DE ELEIÇÕES

  • Na sala destinada ao depósito das urnas, no cartório da Zona 163, cada caixa está devidamente identificada com a sua seção e neste ano o material será acompanhado de um kit de prevenção ao coronavírus que será distribuído aos mesários. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A Justiça Eleitoral já está preparada para o domingo de eleições em Rio Grande. Os últimos testes já foram realizados e as urnas preparadas para o transporte até os locais de votação, o que deve acontecer no próximo sábado (14), a partir das 07h da manhã.

Nesse ano, a votação começará uma hora mais cedo, às 07h. Na sala destinada ao depósito das urnas, no cartório da Zona 163, cada caixa está devidamente identificada com a sua seção e neste ano o material será acompanhado de um kit de prevenção ao coronavírus que será distribuído aos mesários.

De acordo com o chefe do cartório eleitoral da Zona 163, Giovane Brandão, os mesários receberão máscaras descartáveis, sendo três delas para cada um, lenços umedecidos, álcool líquido para higienização das superfícies, álcool em gel para limpeza das mãos e máscaras do tipo face shild. A orientação é de que os eleitores levem a própria caneta.

A pandemia do coronavírus tem feito com que a lojística desse ano seja completamente diferente e por conta disso, ainda estão disponíveis vagas para mesários voluntários. Brandão salientou que para cada dia trabalhado nas eleições, a pessoa tem direito a dois dias de folga no seu emprego.

Com relação a apuração dos votos para o conhecimento dos 21 vereadores e o prefeito eleito, Giovane estima que até às 18h30 do domingo tudo esteja concluído. Essa agilidade é fruto da descentralização do local de recebimento dos resultados que acontece por meio de pontos volantes que cada um os cartórios otimiza segundo sua área de atuação.

Da zona chefiada por ele, o ponto de votação mais distante fica localizado no Taim, mas por conta da tecnologia, o resultado das duas urnas daquela região consegue ser conhecido em poucos minutos. A segurança da preservação dos votos, em casos de problemas técnicos, também é um ponto destacado por ele.

"Desde 2010 não temos eleições em papel no Rio Grande do Sul, tudo isso graças a tecnologia da urna eletrônica que possui um sistema capaz de preservar os dados nela contidos", explicou. A Polícia Federal, Brigada Militar e Guarda Municipal se revezarão na realização da segurança dos locais de votação, a partir da entrega das urnas nas seções.