MAIOR NAVIO DE GUERRA DA AMÉRICA LATINA ATRACA NO ESTALEIRO RIO GRANDE TRAZENDO AJUDA ÀS VÍTIMAS DAS ENCHENTES DO RS

  • Com mais de 200 metros de comprimento, a embarcação trouxe para o Rio Grande do Sul colchões, cobertores, gêneros alimentícios e água, além de viaturas e efetivos para auxílio às vítimas das enchentes. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Foi pouco depois das 14h30 deste sábado (11), sob uma chuva fina, que o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (A140) iniciou a manobra de atracação no cais do Estaleiro Rio Grande (ERG). O maior navio de guerra da América Latina é um dos meios empregados pela Marinha do Brasil no auxílio às vítimas das enchentes no estado.

20240511_164140Com mais de 200 metros de comprimento, a embarcação trouxe para o Rio Grande do Sul colchões, cobertores, gêneros alimentícios e água. Além disso, desembarcaram no município viaturas e militares que serão encaminhados por via terrestre à capital, Região Metropolitana e municípios da zona sul para auxiliar nos resgates e atendimento dos desabrigados.

Entre os veículos estão ambulância, caminhões para transporte de tropas, caminhonetes tracionadas, pequenos tratores e botes para locomoção das equipes em áreas alagadas. Também foram descarregadas duas estações móveis de tratamento de água, capazes de tratar até 20 mil litros por hora.

O Porto do Rio Grande também recebeu durante a tarde a Fragata Defensora (F41), com 250 militares embarcados. Nesta sexta-feira (10) atracou no cais público o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas (P120) com mais militares e doações.

Até agora, a Operação Abrigo pelo Mar RS da Marinha já atua no estado com oito navios, 11 helicópteros, 70 viaturas e dois mil militares. O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais disponibiliza em Guaíba um Hospital de Campanha, composto por 40 leitos de internação 24 horas, três leitos de estabilização e outros dois leitos para procedimentos cirúrgicos leves.