DEFESA CIVIL DE RG, AUTORIDADES DE SEGURANÇA E VOLUNTÁRIOS SEGUEM O TRABALHO DE RETIRADA DE MORADORES DAS ÁREAS DE RISCO

  • Os trabalhos contam com a participação de efetivos da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Federal. Fotos: Divulgação/PMRG

Quatrocentas e noventa e quatro pessoas estão em abrigos montados em razão dos alagamentos decorrentes do aumento do nível da Laguna dos Patos, em Rio Grande. A Defesa Civil vem trabalhando em conjunto com as autoridades de segurança e voluntários na retirada de moradores de áreas de risco.

Os trabalhos contam com a participação de efetivos da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Federal. Juntas, as forças atuam de forma a conscientizar as pessoas sobre os perigos da permanência nos imóveis.

Na última sexta-feira (10), integrantes do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM) realizaram o salvamento de um idoso que estava isolado no interior de um ônibus em via pública, na Ilha dos Marinheiros.

IMG-20240510-WA0646Acometido por problemas respiratórios decorrentes de uma pneumonia, a vítima estava em uma área alagada e de difícil acesso, sendo resgatada pela tripulação do helicóptero Koala e transportada até o aeroporto do município.

No local, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já aguardava o pouso da aeronave para dar prosseguimento ao socorro da vítima, que não teve a idade informada.

Outra preocupação das equipes são os animais que também estão sendo retirados e encaminhados para locais seguros. Até agora, já foram resgatados 180 cavalos, 230 cachorros, 80 gatos, quatro coelhos, uma chinchila, um hamster, duas ovelhas e seis galinhas.

Atualização dos dados de medição

Conforme o último boletim divulgado pela Prefeitura Municipal, às 22h deste sábado (11), a régua localizada no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) apontou que o nível da Laguna dos Patos alcançou os 144 centímetros acima do normal. Os ventos atingiram a direção sudeste e a velocidade de 34 km/h.