TRANSPORTE COLETIVO DE RG PASSA A CONTAR COM PROTOCOLO DE SEGURANÇA

  • Diferentemente do que se veicula no Brasil, não há até o momento nenhuma evidência que comprove que os veículos apresentam algum tipo de risco para os usuários. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A empresa Noiva do Mar Mobilidade lança, na próxima terça-feira (8), um protocolo elaborado para garantir a segurança dos usuários do sistema de transporte coletivo nesse período de pandemia do novo coronavírus. A medida foi colocada em prática com o objetivo de desmistificar para a população a ideia de que o ônibus se constitui como um dos principais vetores da doença.

A iniciativa, que contou com a produção de um vídeo que mostra as ações de higiene aplicadas em cada um dos veículos da frota operacional, lista todo o cuidado que é observado pela empresa para garantir um ambiente seguro para os usuários. Assim como em qualquer lugar onde haja a circulação de um número considerável de pessoas, é aconselhado que cada passageiro também mantenha suas ações pessoais, como uso de máscara e do álcool gel.

O material, elaborado pelo especialista em marketing de transportes e mobilidade urbana, Roberto Sganzerla, conta com 16 medidas de segurança que foram colocadas em prática e que seguem sendo aplicadas nas viagens diárias. Diferentemente do que se veicula em todo o Brasil, não há até o momento nenhuma evidência que comprove que os veículos apresentam algum tipo de risco para os usuários.

Para a gerente operacional da empresa Noiva do Mar Mobilidade, Edneuman Assunção, o protocolo de transporte seguro se caracteriza como mais uma ação para o enfrentamento da pandemia e retomada das atividades. “O foco de todos na empresa tem sido o fiel cumprimento deste protocolo, garantindo a segurança dos nossos clientes e colaboradores. Queremos que nossos clientes saibam que estamos preparados para atendê-los durante e pós-pandemia”, explicou.

Um estudo realizado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com a Marcopolo, maior fabricante de ônibus do mundo, mostra que a renovação de ar dentro de um veículo do transporte coletivo é maior do que a média de lugares onde há concentração de pessoas, como shoppings centers, supermercados, entre outros. Atualmente, os coletivos possuem, além das janelas, alçapões e insufladores de ar, que promovem a renovação.

Segundo a publicação, “os equipamentos de renovação instalados nas carrocerias conferem ao ônibus uma taxa de admissão de ar externo compatível com o quadro geral para os diversos ambientes especificados pela norma ABNT NBR 16401. Quando possível, a abertura de janelas e ventarolas proporcionará um acréscimo na taxa de renovação, melhorando a qualidade do ar interno”.

Em casos de veículos como o do transporte seletivo, “entidades especializadas em climatização, como a ASHRAE e a ABRAVA, são favoráveis à utilização de equipamentos de ar condicionado no transporte coletivo, desde que corretamente higienizado e aliado com o constante funcionamento de todos os dispositivos de renovação de ar disponíveis”. Além disso, sempre que houver a possibilidade, janelas e ventarolas devem ser abertas.

Aumento na oferta de viagens

Também a partir desta terça-feira, a empresa estará ampliando o número de viagens diárias em cerca de 12%. Esse percentual corresponde a um aumento de 557 para 620 viagens por dia. Em algumas linhas, como é o caso do Cassino, o aumento será de 40%.