BANDEIRA DA PRÓXIMA SEMANA CONTINUA SENDO VERMELHA, ANUNCIA PREFEITURA

  • Em razão do aumento dos números de casos confirmados e de óbitos anunciados, o chefe do executivo municipal reforçou o pedido para que as pessoas fiquem em casa e saiam somente em caso de necessidade. Foto: Divulgação/Frame de vídeo

Como já é tradição nesse período de pandemia, a Prefeitura Municipal divulgou, neste sábado, a bandeira para a próxima semana dentro do Modelo Papareia de Distanciamento Controlado e mais uma vez ela será vermelha. O anúncio aconteceu durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais com as participações do prefeito Alexandre Lindenmeyer, da superintendente do Hospital Universitário, Sandra Brandão, e do secretário municipal de saúde, Maicon Lemos.

"Hoje pela manhã nos tivemos a reunião do Comitê Técnico em Saúde e após análise dos indicadores locais, macroregionais e estaduais, acabou por definir a manutenção da bandeira vermelha para o município do Rio Grande, considerando os indicadores que servem de base para o cálculo da nossa bandeira local, dentro do Plano Municipal de Distanciamento Controlado", explicou Lindenmeyer.

Em razão do aumento dos números de casos confirmados e de óbitos anunciados, o chefe do executivo municipal reforçou o pedido para que as pessoas fiquem em casa e saiam somente em caso de necessidade. "O dia está bonito, final de semana, não é o momento das visitas, não é o momento da aglomeração, não é o momento do churrasco, é o momento de segurarmos a circulação de pessoas", frisou Alexandre.

O secretário municipal de saúde, Maicon Lemos, falou sobre as ações desenvolvidas durante a semana em sua área de atuação, principalmente a movimentação de equipes volantes para o controle de oximetria. "Enviamos, há aproximadamente dez dias, projeto de lei para a Câmara Muncipal referente às máscaras e aglomerações, estabelecendo algumas penalidades na busca de cumprimento, mas que ainda não houve a possibilidade de aprovação", interviu Lindenmeyer.

Segundo Lemos, o mês de agosto é o mais desafiador para a saúde no estado como um todo. "Todos os anos nós registramos em Rio Grande e no Rio Grande do Sul um aumento sempre considerável de internações nesse período, aonde os hospitais mantém os índices de lotação de leitos praticamente cem por cento e é um mês que nós devemos reforçar as medidas orientativas com relação ao coronavírus", explicou.

Com a chegada de novos profissionais, foi possível dar início a operação da Famácia Municipal na Vila da Quinta, localizada ao lado da unidade 24 horas, e que facilita o acesso da comunidade a remédios básicos e controlados. Nessa semana, houve ainda a remessa de medicamentos pelo governo federal para o controle do coronavírus, como a Cloroquina, por exemplo, e que está disponível em todas as farmácias municipais.

Já a superintendente do Hospital Universitário, Sandra Brandão, falou sobre as ações que estão sendo realizadas no combate a doença. "O Hospital Universitário ofertou mais dez leitos. Inicialmente nós estávamos apenas com os oito leitos no setor de Pronto Atendimento, relacionado a adultos. Na questão do atendimento pediátrico existem os quatro leitos da UTI Pediátrica", anunciou Sandra.

Sandra também falou sobre a importância da realização dos exames no próprio hospital. "A questão de fazer esses exames aqui, a velocidade que se tem o diagnóstico, muitas vezes nas coletas o material é encaminhado pela manhã e ao final do dia já se tem a resposta. Isso agiliza muito, principalmente a questão hospitalar, muitas vezes o paciente que é suspeito passa a ser positivo ou negativo e daí pode se dar um melhor encaminhamento", disse.