COMITÊ TÉCNICO EM SAÚDE DECIDE PELA MANUTENÇÃO DA BANDEIRA VERMELHA NO MUNICÍPIO

  • Lindenmeyer iniciou a transmissão fazendo referência ao decreto municipal 17.317/2020, que prevê a adoção de todos os protocolos de distanciamento estabelecidos pelo estado. Foto: Divulgação/Frame de vídeo

Rio Grande terá mais uma semana de bandeira vermelha. O anúncio aconteceu na noite deste sábado, como tradicionalmente tem acontecido nesse período de pandemia, com uma live com a presença do prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, e o secretário municipal de coordenação e planejamento, Roque Werlang.

Lindenmeyer iniciou a transmissão fazendo referência ao decreto municipal 17.317/2020, que prevê a adoção de todos os protocolos de distanciamento estabelecidos pelo estado. "Todas as atividades essenciais descritas pelo estado do Rio Grande do Sul também estão consideradas como atividades essenciais pelo município do Rio Grande", acrescentou.

O grupo técnico segue analisando os indicadores locais, macroregionais e estaduais para estabelecer a bandeira local. "Definimos pela manutenção da bandeira vermelha, que estará vigorando a partir da semana que vem. Então bandeira vermelha com os protocolos de distanciamento previstos no decreto estadual de número 55.413/2020", anunciou.

O secretário Roque Werlang, que também faz parte do grupo técnico, participou da transmissão e explicou a forma como se chegou à definição da bandeira dessa semana. O primeiro indicador do modelo papareia é o total de casos ativos confirmados até o último em relação ao total de recuperados nos últimos 50 dias.

"Nós tivemos, inclusive, uma variação no número de casos ativos confirmados nessa semana, ou seja, até o último dia que foi quinta-feira, 85 casos ativos em relação a semana anterior, onde nós tivemos 184 casos ativos", detalhou. A redução substancial levou esse indicador a permanecer com a bandeira amarela.

O segundo indicador é o número de hospitalizações confirmadas para a Covid-19 nos últimos sete dias por cem mil habitantes. "Nós continuamos em bandeira preta, apesar de ter havido também uma redução em relação a semana anterior. No dia 30 de julho, onde nós tínhamos 25 hospitalizações confirmadas, nós tivemos uma redução para 17 desse número, ou seja, uma queda no número de hospitalizações confirmadas", pontuou.

O terceiro indicador é uma variável regional com peso bastante importante, que é o número de leitos livres em relação número de leitos de UTI ocupados por pacientes diagnosticados com Covid-19. Um quarto de todo o resultado do modelo papareira está nessa questão e que abrange os municípios inseridos na chamada R21, região que tem Pelotas, Rio Grande, entre outras cidades.

"Nós tivemos uma bandeira preta, até por que houve um número de 27 leitos livres em relação a 32 leitos ocupados. Na semana anterior, nós tínhamos 40 leitos livres e 21 leitos ocupados. Esse indicador regional mostrou uma evolução da bandeira vermelha que estava na semana passada para a bandeira preta", justificou Werlang. O quarto indicador é o número de leitos de UTI disponíveis no último dia para atender pacientes com Covid-19, em relação aos sete dias anteriores.

"Nós tivemos, também, uma piora nesse indicador, de amarelo para vermelho, uma vez que nós tínhamos 27 leitos disponíveis, na semana anterior, e nessa semana nós, na região que envolve Pelotas e Rio Grande, baixou para 27. Por isso que neste indicador, que também tem peso bastante importante de 12,5% da nossa bandeira, acabou tendo esse agravamento em relação a esse indicador", finalizou.