BANDEIRA VERMELHA PREDOMINARÁ POR MAIS UMA SEMANA EM RIO GRANDE

  • Segundo o chefe do executivo, a aplicação da bandeira vermelha foi aprovada durante reunião do Comitê Técnico em Saúde, realizada na manhã de ontem. Foto: Divulgação/Frame de vídeo

A semana começará, mais uma vez, com bandeira vermelha em Rio Grande. A manutenção da cor no Plano Municipal de Distanciamento Controlado foi anunciada na noite de ontem pelo prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, em uma live que contou com a participação dos secretários municipais de Coordenação e Planejamento, Roque Werlang, e de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Cláudio Dutra.

Segundo o chefe do executivo, a aplicação da bandeira vermelha foi aprovada durante reunião do Comitê Técnico em Saúde, realizada na manhã de ontem. Os indicadores foram elaborados pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em parceria com a Vigilância em Saúde, e conforme anunciado em transmissões anteriores, é muito parecido com proposta do governo do estado de classificação das regiões.

De acordo com o secretário municipal de desenvolvimento, inovação e turismo, Cláudio Dutra, são levadas em consideração a velocidade de avanço da doença e a capacidade de atendimento do município em relação aos infectados. "Nós tivemos uma piora que foi na nossa capacidade de absorção. Na semana passada nós tínhamos 16 pessoas ocupando leitos de UTI e nessa semana nós temos 18", explicou.

"Esses indicadores que a gente teve na velocidade uma pequena melhora, tivemos menos casos em relação à semana passada, e tivemos uma piora na nossa capacidade de atendimento", completou Dutra. O cenário continua sendo considerado grave, não só no município como na região e no estado, principalmente quando se fala na questão de leitos de UTI e leitos semi-intensivos, pontuou Lindenmeyer.

Cláudio também informou que o executivo tem conversado com diversos setores da sociedade e nesse sentido foram propostas alterações no modelo de distanciamento, que não modificam a essência, mas possuem algumas alterações no que diz respeito a forma de funcionamento de algumas atividades econômicas. As ideias foram debatidas com o Comitê Técnico em Saúde e aprovadas durante a reunião de sábado pela manhã.

No caso do comércio varejista de rua, considerado não essencial, as lojas de até 75 metros quadrados poderão trabalhar com as modalidades de Pague e Leve, tele-entrega e drive thru. Para os serviços de higiene pessoal, como é o caso de salões de beleza e barbearias, haverá a possibilidade do atendimento por agendamento, limitando a uma pessoa para 50 metros quadrados.

Com relação a indústria da construção, o Plano Municipal de Distanciamento Controlado prevê o aumento para 50% dos funcionários, desde que seja oferecido o transporte fretado. Quanto às missas e serviços religiosos, deverá ser respeitada a distância de uma passoa para cada 50 metros quadrados e obedecida a lotação máxima de 30 pessoas. No entanto, boa parte dos cultos e celebrações devem ser realizados pela internet por decisão das igrejas.

Já o secretário municipal de coordenação e planejamento, Roque Werlang, apresentou o cenário de distanciamento ao longo da última semana. "Nós temos conseguido índices acima da média do Rio Grande do Sul, acima da média do Brasil e acima da média da região, mas aquém daquilo que nós precisamos", complementou Alexandre, que enfatizou que estas informações também estão disponíveis no site da Prefeitura.

"A gente teve nessa última semana uma queda no índice de distanciamento. Nós atingimos na sexta-feira 46,8%, ou seja, 46,8% das pessoas não tiveram um afastamento da sua base. Na semana passada tivemos uma média que ficou na casa dos 47% e essa semana nós tivemos uma queda desse comportamento. Nós estávamos nessas duas últimas semanas em bandeira vermelha, então é importante que as pessoas evitem sair de casa", sustentou.