RG COMEÇA A SENTIR OS EFEITOS DO AUMENTO DO NÍVEL DA LAGUNA DOS PATOS E PREFEITURA ATUALIZA SITUAÇÃO DO MUNICÍPIO

  • A Rua Marechal Deodoro, no bairro Cidade Nova, foi uma das vias da cidade a registrar o avanço da água. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A Prefeitura do Rio Grande atualizou, no final da tarde desta segunda-feira (6), a situação envolvendo o aumento do nível da Laguna dos Patos. A medição realizada nas imediações do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) apontou para 130 cm, o que significa que o nível estava 50 cm acima do normal.

Durante a tarde os ventos atingiram a casa dos 21 km/h e sopraram na direção sudoeste, porém houve uma inversão para norte no início da noite. Com isso, o executivo municipal amplia os alertas de risco para regiões como a Ilha dos Marinheiros, Ilha do Leonídio, Ilha da Torotama, bairro Lagoa, Saco da Mangueira, Barra e demais regiões ribeirinhas.

A elevação causou pontos de alagamentos em ruas como Marechal Deodoro, Henrique Pancada, Padre Feijó, Jockey Club, 24 de Maio, Caramuru, Visconde de Paranaguá, Francisco Pastore, General Portinho, Vasco Vieira da Fonseca, Moron, Alberto Torres, Francisco Campelo, entre outras.

Os condutores precisam ficar atentos para bloqueios na General Osório, nas esquinas com as ruas Pinto Lima, 24 de Maio e Paranaguá, na esquina das ruas Vasco Vieira da Fonseca com Moron, na esquina da Major Carlos Pinto com João Salomão, João Salomão com Marechal Deodoro e no trecho da Henrique Pancada entre Álvares Cabral e Amapá.

No momento, dois abrigos estão em funcionamento, sendo um localizado no Esporte Clube Camponês, na localidade do Arraial, e no Ginásio do Colégio Lemos Júnior, na zona central. De acordo com a Prefeitura, 31 pessoas estão nos abrigos e outras 105 foram deslocadas para a casa de parentes e amigos.

O acesso para a Ilha dos Marinheiros está interrompido para veículos de passeio e caminhonetes. As linhas do transporte coletivo para as ilhas da Torotama e dos Marinheiros estão temporariamente suspensas, assim como os atendimentos nos postos de saúde daquelas localidades.