PREFEITURA DE RG ALERTA PARA QUE POPULAÇÃO RIBEIRINHA INICIE SEUS DESLOCAMENTOS EM RAZÃO DOS POSSÍVEIS IMPACTOS DAS CHEIAS

  • Sala de Situação da Defesa Civil de Rio Grande tem monitorado constantemente o avanço das águas e as condições climáticas. Foto: Divulgação/PMRG

As chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul estão trazendo consequências até então sem precedentes. A situação dos municípios localizados no Vale do Taquari e a inundação sofrida por Porto Alegre mostram a quantidade de água que está para chegar na região sul nos próximos dias.

Com base nos estragos causados nessas cidades, a Prefeitura Municipal do Rio Grande está se antecipando e mobilizando suas secretarias e principalmente a Defesa Civil para a montagem de abrigos e atuação na remoção de moradores das áreas ribeirinhas e das ilhas em caso de enchentes.

Na manhã deste sábado (4), o prefeito municipal, Fábio Branco, e o vice-prefeito e também coordenador da Defesa Civil, Sérgio Webber, estiveram na Sala de Situação e fizeram um alerta em video para que a população possa com calma iniciar seus deslocamentos para casas de amigos e parentes. A antecipação do executivo tem como objetivo minimizar os possíveis impactos.

“As coisas estão acontecendo e está se efetivando aquilo que é o mais perigoso. Nós estamos alertando para que as pessoas, principalmente as do entorno do Saco da Mangueira, do canal de São José do Norte e das nossas ilhas, ainda que de maneira preventiva, possam sair de suas casas e ir para seus familiares, de maneira ordeira e tranquila. Nós daremos todas as condições para que isso possa acontecer o mais rápido possível”, disse Branco.

“Não se tenha como parâmetro o mês de setembro do ano passado. Porto Alegre está sofrendo aquilo que foi projetado. Nós temos que nos preparar e precisamos da ajuda de todos. Tomara Deus que não aconteça, mas se acontecer, nós precisamos ser preventivos. A Defesa Civil vai estar à sua disposição e estamos estruturando tudo aquilo que for necessário para que de maneira preventiva a gente possa atenuar aquilo que nós vamos enfrentar”, completou Fábio.

O vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil, Sérgio Webber, reforçou a gravidade da situação e falou da preocupação em relação à intensidade com que a água está avançando. “Nós estamos muito preocupados, mas atentos e já estamos nos preparando com bastante antecedência. Insistimos, com bastante veemência, na necessidade das pessoas irem para a casa de parentes e a família receptora vai receber também uma cesta básica para que não haja uma situação de constrangimento”, garantiu Webber.