HELICÓPTERO DO EXÉRCITO RESGATA MORADORES DA ILHA DA TOROTAMA

  • O helicóptero utilizado foi o Pantera K2, que decolou do interior de São Paulo no dia 1° deste mês. Foto: Divulgação/Frame de vídeo/Redes sociais

Pertence ao 2° Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx), sediado em Taubaté - SP, o helicóptero empregado no resgate de moradores da Ilha da Torotama, na tarde desta quarta-feira (8). A aeronave sobrevoou a zona central de Rio Grande por pelo menos duas vezes.

O helicóptero em questão é o Pantera K2, que decolou do interior de São Paulo no dia 1° deste mês. Preparado para missões de combate, apoio ao combate e apoio logístico, a aeronave consegue pousar em áreas de difícil acesso e transportar até 12 pessoas, incluindo os pilotos.

Em ações de ajuda humanitária, como é o caso da situação vivenciada no Rio Grande do Sul, o Pantera consegue acoplar um guincho com capacidade de 172 kg e ampliar sua atuação, a partir do resgate com a aeronave em voo. Nessa missão, o Exército atua com três helicópteros.

Entre as atuações de destaque da aeronave estão o apoio às vítimas da tragédia de Teresópolis, no Rio de Janeiro, em 2011, e nos desdobramentos das chuvas que atingiram o estado da Bahia, no final de 2021.