AERONAVE DO PROANTAR POUSA NO AEROPORTO DE PELOTAS NESTA SEXTA-FEIRA (29)

  • O pouso ocorreu por volta das 13h e o avião ficará em solo pelotense até amanhã (30), antes de seguir viagem para a base brasileira na Antártica. Foto: Divulgação/Wellington Rodrigues

O Aeroporto Internacional de Pelotas (PET), administrado pela CCR Aeroportos, recebeu nesta sexta-feira (29) a aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), que integra o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). O pouso ocorreu por volta das 13h e o avião ficará em solo pelotense até amanhã (30), antes de seguir viagem para a base brasileira na Antártica.

Pelotas faz parte das rotas da missão por estar localizada em um local estratégico e oferecer o apoio logístico necessário aos órgãos militares. No aeroporto, a aeronave é reabastecida com materiais para a pesquisa científica, vestimentas, mantimentos e outros produtos necessários para os profissionais brasileiros no continente antártico. A tripulação será composta por cerca de 20 militares.

O Programa Antártico Brasileiro também possui uma Estação de Apoio Logístico localizada na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). As instalações são utilizadas em apoio aos navios polares que aportam em Rio Grande, município que fica a pouco mais de 60 km de Pelotas, e possui o último porto brasileiro no caminho para o continente branco.

Conforme destacou o gerente do Aeroporto de Pelotas, Anilson Gonçalves, o terminal também é responsável por realizar os trâmites aduaneiros de nacionalização e internacionalização das aeronaves. Deste modo, o KC-390 retornará ao Brasil por Pelotas, no dia 2 de outubro.

“Temos muito orgulho em apoiar e fazer parte de uma missão tão importante para o Brasil. O Aeroporto de Pelotas é uma referência neste trabalho e toda a nossa equipe está preparada para prestar este atendimento. Além da posição estratégica, o tamanho da pista também facilita o pouso das aeronaves”, pontuou.

Proantar

O Programa Antártico Brasileiro (Proantar) completou 40 anos em 2022, sempre com o Aeroporto de Pelotas como referência logística. Desde 1982 o Proantar é o responsável pela promoção da pesquisa científica brasileira na região antártica, com estudos para compreender fenômenos ambientais com repercussão global e nacional.

“Nossas equipes irão para a missão de apoio logístico que darão o suporte aos membros que realizam este trabalho necessário para a nossa nação. Este ponto de apoio é muito importante para nós”, afirmou o capitão de mar e guerra da Marinha e assessor para o Programa Antártico Brasileiro, Marcelo Gomes.

Participam da subcomissão do Proantar os órgãos da Comissão Interministerial para Recursos do Mar, entre eles: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério das Relações Exteriores e Marinha do Brasil.

Assessoria de comunicação CCR Aeroportos