SÉRIE EMPATIA NO TRÂNSITO EP. 2 – AS SINALIZAÇÕES E SEUS SIGNIFICADOS

  • O trânsito é formado por sinalizações verticais e horizontais que buscam dialogar com os motoristas. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Infrações são cometidas a todo o instante e não é preciso pensar muito para lembrar de uma que você tenha presenciado ou até mesmo dado causa. Dependendo do contexto, elas podem ser responsáveis pelo acontecimento de acidentes graves que podem causar danos e consequências que podem ser fatais.

O trânsito é formado por sinalizações verticais e horizontais que buscam dialogar com os motoristas. Entender esse idioma é um dos fatores para a construção de uma forma mais harmônica de convivência. Confira abaixo um compilado de demarcações e placas que querem passar algum tipo de mensagem aos condutores.

20200910_224152Faixa de retenção

Esse tipo de sinalização é comumente encontrado nos cruzamentos regulados por semáforos e antes de faixas de segurança. É caracterizada por uma linha pintada de um lado a outro da pista de rolamento e os veículos precisam parar totalmente antes dela para evitar o cometimento de uma infração ou a observação de um agente de trânsito.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ela não deve ser instalada a menos de um metro da faixa de pedestres. Essa demarcação, em termos de engenharia de trânsito, também tem o objetivo de ser o melhor ponto para visualização do semáforo, evitando que o motorista tenha de ficar debruçado ao volante para acompanhar o momento da troca do sinal.

Linhas de Estímulo a Redução de Velocidade (LERV)20200821_143100

Se você nunca ouviu falar deste nome bastante longo, tente lembrar da bifurcação existente no final da Rua Aquidaban. As linhas de estímulo a redução de velocidade podem ser comparadas a várias faixas de retenção que buscam informar sobre a necessidade do motorista dminiuir a velocidade por conta da existência de uma travessia à frente.

Outro caso prático pode ser observado na Rua Dom Bosco, no trecho entre as ruas República e Dom Pedro I. Nesse local, o limite de velocidade é de 50 km/h, mas os condutores precisam ficar atentos pois, por se tratar de uma via em que ocorrem constantes travessias de pedestres, é preciso diminuir a velocidade.

20200821_143159Proibido parar e estacionar

É muito comum vermos nas ruas da zona central veículos estacionados onde o cordão da calçada é pintado de amarelo e possui um placa com um E maiúsculo com um X vermelho em cima. Essa sinalização quer indicar aos motoristas de que é proibido parar e estacionar naquele local, sob pena de estar cometendo uma infração.

Estacionamento é definido pelo Anexo I do CTB como a “imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros”, prevalecendo nesse caso o bom senso. Resolver o seu problema e criar um para os demais não é nem um pouco sensato, quando o assunto é harmonia no trânsito.

A série Empatia no Trânsito tem o oferecimento de CFC Habilitar. Pra ficar legal, CFC Habilitar, na General Osório, 498. No próximo domingo, você vai conhecer a estrutura do Centro de Formação de Condutores Habilitar (CFC), um dos mais tradicionais de Rio Grande e região. Não perca!