PATRAM REALIZA OPERAÇÃO CONTRA A PESCA PROIBIDA DO CAMARÃO, EM RG

  • A ação reflete o compromisso das autoridades com a proteção da fauna e com a repressão às atividades ilegais que comprometam a sustentabilidade ambiental. Foto: Divulgação/Patram

A pesca do camarão será autorizada a partir do dia 1° de fevereiro e nos dias que antecedem a data, a captura do crustáceo ainda é considerada proibida e sujeita às penalidades administrativas e criminais previstas. Com base nisso, a Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar realizou nesta quarta-feira (15) uma operação de combate a pesca ilegal na Laguna dos Patos.

De acordo com as informações, a ação foi motivada pelo recebimento de denúncias dando conta da montagem de redes durante a noite para a captura dos camarões. A operação contou com a participação do efetivo do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) de Santa Maria que está atuando na região por ocasião da 55ª edição da Operação Golfinho.

Como saldo da operação, houve a apreensão de três mil metros de rede do tipo saquinho, utilizadas de forma irregular e sem a devida identificação obrigatória, conforme exigido pela legislação ambiental. Durante o recolhimento das redes foram localizados cerca de 200 kg de camarões vivos, os quais foram devolvidos ao mar.

Os policiais também apreenderam 30 berimbaus, itens proibidos e que a Patram suspeita que tenham sido descartados por pescadores que avistaram a aproximação das embarcações de fiscalização. A Patram informou que a ação reflete o compromisso das autoridades com a proteção da fauna e com a repressão às atividades ilegais que comprometam a sustentabilidade ambiental.