SUBESTAÇÃO MÓVEL DA CEEE JÁ ESTÁ EM DESLOCAMENTO PARA RIO GRANDE

  • Atualmente, a CEEE conta com quatro caminhões com estas características e que estão espalhados em pontos estratégicos do estado para garantir uma resposta rápida no atendimento das demandas. Foto: Divulgação/CEEE

Já está em deslocamento para Rio Grande, e com previsão de chegada para o final da tarde deste sábado, a subestação móvel da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) que irá substituir de forma momentânea o transformador que incendiou durante a ocorrência de furto de fios na subestação Rio Grande 3, na madrugada deste sábado. O equipamento saiu da cidade de Osório, pouco depois do meio-dia.

Atualmente, a CEEE conta com quatro caminhões com estas características e que estão espalhados em pontos estratégicos do estado para garantir uma resposta rápida no atendimento das demandas. De acordo com a assessoria de comunicação da CEEE, “ela é utilizada sempre que há uma emergência ou uma obra que esteja sendo feita para não impactar no fornecimento de energia”.

A estrutura é tão completa que é capaz de assumir toda a carga de uma subestação tradicional, bastando somente fazer a conexão com os alimentadores. Os cabos de conexões multiplexadas iniciaram antes a viagem para o sul do estado com o objetivo de otimizar o trabalho das equipes e permitir que no momento de sua chegada ao local ocorra apenas a ligação dos cabos ao equipamento e por consequência na linha de transmissão.

Para se ter uma ideia, uma subestação móvel como a que está em deslocamento para Rio Grande, foi utilizada na subestação Porto Alegre 16, enquanto ocorria a obra de modernização do local e conseguiu assumir toda a carga daquela região. Se o governo do Amazonas possuísse equipamentos semelhantes, Manaus não teria enfrentado uma de suas piores crises de abastecimento de energia, como a vivenciada em 2020.