CEEE INICIA VIAGEM DE TRANSFORMADOR QUE IRÁ SUBSTITUIR EQUIPAMENTO DANIFICADO, EM RG

  • O veículo, com 25 metros de comprimento e 29 toneladas de peso, trafega a uma velocidade máxima de 60 km/h e a previsão da CEEE é de que ele chegue a Rio Grande na metade da tarde. Foto: Divulgação/CEEE

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) deu início, no final da madrugada desta terça-feira, ao deslocamento de um transformador que será instalado na subestação Rio Grande 3, que foi alvo de uma tentativa de furto de cabos, no dia 23 de janeiro. Na época, além do distrito industrial, boa parte da cidade de São José do Norte ficou desabastecida, em razão das conexões que levavam a energia para os cabos subaquáticos terem sido danificadas.

Em caráter emergencial, uma subestação móvel de 30 megavolt ampere (MVA) foi deslocada de Osório para restabelecer o fornecimento e permanece em funcionamento no local até hoje. A demora para a substituição do equipamento incendiado se deve em função da necessidade de liberação por parte da seguradora, o que aconteceu apenas agora.

O veículo, com 25 metros de comprimento e 29 toneladas de peso, trafega a uma velocidade máxima de 60 km/h e a previsão da CEEE é de que ele chegue a Rio Grande na metade da tarde. Da sede da Companhia, ele percorreu a Avenida Ipiranga, Antônio de Carvalho, Protásio Alves, Manoel Elias, Assis Brasil e Freeway, por onde acessou a BR 116 pela ponte do Guaíba.

A estatal estima que a substituição do equipamento ocorra na próxima semana e sem a necessidade de desligamento, justamente por conta da subestação móvel que está atendendo os clientes.