SANTA CASA TEM ALA DESTINADA A PACIENTES COM COVID-19 NOVAMENTE INTERDITADA

  • A auditagem foi realizada nesta quarta-feira e o resultado da interdição foi apresentado hoje, junto ao relatório que exigia novas adequações. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O Ministério Público Estadual (MPRS) ingressou com um novo pedido de auditoria na ala destinada ao tratamento de pacientes com coronavírus, na Santa Casa de Rio Grande. A análise foi realizada por um médico da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), vinculada a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A auditagem foi realizada nesta quarta-feira e o resultado da interdição foi apresentado hoje, junto ao relatório que exigia novas adequações. Com isso, a instituição não poderá receber novos pacientes até que os problemas apontados no segundo relatório sejam sanados. A unidade São Lucas III foi interditada há cerca de 15 dias e retomou as atividades.

O hospital tem agora o prazo de 15 dias para apresentar defesa ou impugnação do auto de infração. Em nota, a adminstração informou que "foram tomadas todas as providências necessárias em relação a primeira vistoria". Conforme a direção, o problema enfrentado pelo afastamento de profissionais é constante devido ao risco de contaminação.

Ainda de acordo com o comunicado, "o hospital vem melhorando a cada dia e busca, diuturnamente, oferecer a melhor estrutura física e assistencial para todos os pacientes e funcionários independente da unidade de atendimento". Os pacientes que já estão internados serão transferidos de acordo com a necessidade.

A assessoria de imprensa do MPRS informou, também por nota, que "a CRS orientou que novos pacientes que necessitem de internação em enfermaria, devem ser encaminhados, por meio de contato médico plantonista, para os hospitais Universitário da FURG, Santa Casa de São Lourenço, de Caridade de Canguçu ou Nossa Senhora da Conceição, em Piratini".