SANTA CASA INFORMA LIBERAÇÃO PARA INTERNAÇÃO DE PACIENTES COM COVID-19

  • Na tarde desta segunda-feira, a administração emitiu uma nota oficial, onde informou a os jornalistas e a comunidade sobre a realização de adaptações internas que permitem a retomada do atendimento da unidade São Lucas III. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A recomendação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para que o hospital Santa Casa do Rio Grande não recebesse pacientes com Covid-19 repercutiu negativamente entre as pessoas nas redes sociais. A decisão foi tomada na última sexta-feira, após a realização de uma auditoria, por representantes da 3º Coordenadoria Regional de Saúde, a pedido do Ministério Público.

A direção do hospital encaminhou, neste domingo, um ofício à secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, onde informa as medidas tomadas para reverter a situação. Já na tarde desta segunda-feira, a administração emitiu uma nota oficial, onde informou aos jornalistas e a comunidade sobre a realização de adaptações internas que permitem a retomada do atendimento da unidade São Lucas III.

No documento, assinado pelas direções geral, técnica e administrativa é informado que "a situação foi prontamente solucionada e que os apontamentos no relatório de auditoria foram vistos pela direção geral, direção técnica e administração como oportunidades de melhoria e serviram como balizadores para a busca de um melhor atendimento ao paciente, com humanização, segurança e resolutividade".

Ainda conforme o comunicado, "novas estratégias de rotinas foram traçadas e adequações na estrutura física foram efetuadas. Nenhum paciente teve que ser realocado e o hospital obteve a autorização de prosseguir plenamente com os atendimentos conforme o ofício nº 543/2020, assinado pela coordenadora e delegada regional de saúde (3ª CRS), Caroline Torre Hoffman, na manhã desta segunda-feira, 03/08".

A nota finaliza dizendo que "atualmente, mais de 100 funcionários estão afastados, o que ocasiona dificuldades no fluxo de rotinas, porém a tentativa de recomposição é permanente e o hospital trabalha diuturnamente para manter o quadro assistencial completo. Cabe ressaltar que este é um problema de âmbito nacional, não somente da Santa Casa do Rio Grande, e as equipes estão trabalhando, arriscando-se e dando o seu máximo para oferecer uma assistência de qualidade a todos".