REUNIÃO NA PREFEITURA DEBATEU AÇÕES PARA A REVERSÃO DA DECISÃO DE CANCELAMENTO DO PROJETO DA USINA TERMOELÉTRICA DO GRUPO BOLOGNESI

  • O encontro aconteceu na sala de reuniões da prefeitura e na oportunidade, uma carta conjunta foi assinada pelos presentes

O anúncio da revogação da autorização do projeto da usina termoelétrica do grupo Bolognesi pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pegou de surpresa a comunidade rio-grandina e as lideranças locais. A decisão foi tomada na última terça-feira sob a justificativa de que a concessão de um prazo maior para apresentação das condições de construção seria arriscado e o tempo perdido poderia ser utilizado na contratação de uma nova empresa.

A notícia, aliada ao momento econômico vivido pelo município, motivou o executivo municipal a realizar na manhã desta sexta-feira uma reunião de emergência para tratar sobre as ações em prol da manutenção do projeto. O encontro aconteceu na sala de reuniões da prefeitura e na oportunidade, uma carta conjunta foi assinada pelos presentes e deverá ser remetida à agência reguladora, em Brasília, na próxima semana.

O prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, explicou que logo após ser informado da decisão fez contato com os empreendedores que também se mostraram surpresos com a notícia, mas confirmaram que todos os prazos haviam sido cumpridos e que não haviam motivos para justificar tal atitude. Na última semana, investidores americanos estiveram conhecendo a cidade e dando encaminhamento nas negociações do empreendimento que deverá gerar 2.400 empregos diretos e outros 5.000 indiretos.

Para Lindenmeyer, é necessário que ocorra uma mobilização da região e do próprio governo do estado para a reversão do quadro atual, independentemente das posições partidárias defendidas. Em resposta ao anúncio, o executivo já agendou reuniões com o ministro de minas e energia, Fernando Coelho Filho, e o diretor-geral da Aneel, Romeu Donizete Rufino, para expor a situação e a importância da instalação da usina no município.

“Não há nada que justifique essa decisão. A revogação depois de muitos anos de estudos é muito grave. O empreendedor cumpriu com os prazos para a apresentação das garantias”, concluiu Lindenmeyer.

O deputado estadual, Adilson Troca, também esteve presente no encontro e aproveitou para informar que a Comissão de Economia da Assembleia Legislativa estará reunida, na próxima segunda-feira, às 15h, para tratar especificamente sobre a questão. Troca disse que a mobilização é importante e se colocou à disposição para a defesa da manutenção do projeto na região.

Já o presidente da Câmara de Vereadores, Charles Saraiva, informou que há três anos uma comissão de parlamentares também trata desse assunto no âmbito local e disse que a reunião em Porto Alegre servirá como um norte para a retomada das ações. “Esse é um momento de unimos forças e mostrarmos que estamos preparados para receber um investimento desse porte”, complementou Saraiva.

Dentre as representações politicas participantes, a reunião contou também com a presença da prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig. Ela explicou que fez questão de estar presente para unir esforços e tentar reverter a situação. “Uma vez que nossa economia encontra-se abalada, a retirada de um projeto como este nos traz uma preocupação muito grande e não podemos assistir a tudo isso de forma passiva”, avaliou Fabiany.

O deputado federal, Elvino Bohn Gass, que está em Rio Grande para discutir questões relacionadas ao repasse de verbas para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), disse que os três senadores e os 31 deputados gaúchos na capital federal estarão unidos ao movimento que deixa de ser apenas rio-grandino, para se tornar de interesse estadual.

O presidente da câmara voltou a fazer uso da palavra para informar que ao final da reunião estaria entrando em contato com secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, para colocá-lo a par da situação e já informá-lo da realização da reunião na próxima segunda-feira. Também estiveram presentes a deputada estadual, Miriam Marroni, os vereadores Luiz Spotorno, Edison Lopes e Rovan Castro, além de representantes sindicais e de associações do município.

Texto e foto: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com