PROTESTO PELA CONCLUSÃO DO ANO LETIVO 2020 MOVIMENTA PAIS DE ALUNOS DO IFRS DE RG

  • Os responsáveis pelos estudantes sustentaram que unidades de outros estados brasileiros, como Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, já conseguiram concluir seus calendários. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Pais de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizaram, no final da manhã desta quarta-feira, um buzinaço em sinal de protesto pela retomada das aulas de forma online. O calendário acadêmico da instituição está paralizado desde março do ano passado.

Mesmo com a aplicação das chamadas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), o que foi realizado pelos estudantes ao longo do ano não será contabilizado para a conclusão do ano letivo, mas sim aproveitados para disciplinas ao longo dos cursos. O ato aconteceu em frente à sede da direção do campus, na Rua Alfredo Huck.

"O calendário letivo de 2020 está paralizado desde o dia 16 de março de 2020 e até agora não foi retomado. Conforme foi dito e confirmado pelo diretor Alexandre em entrevista na rádio Gaúcha é que ele irão recomeçar o calendário letivo de 2020 no final de maio de 2021 e existe a previsão de término em dezembro de 2021", explicou Luciano Tavares que é pai de um aluno.

20210324_121200"Até agora, eles não definiram como ficará a situação dos alunos do primeiro, segundo e terceiro ano. Não se sabe quando vai terminar o calendário letivo deles. Eles amanhã irão discutir quando terminará o calendário letivo de 2020 dos alunos do quarto ano. Isso tudo, na prática, tem uma consequência bastante simples: vão levar dois anos para fazer um ano letivo apenas", completou ele.

Os responsáveis pelos estudantes sustentaram que unidades de outros estados brasileiros, como Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, já conseguiram concluir seus calendários. "As escolas estaduais concluíram o ano letivo do ano passado, o município está prestes a concluir e o IF, que é um enorme centro tecnológico com professores altamente capacitados, até agora não tomou nenhuma atitude prática", protestou Tavares.

Por meio de nota, a assessria de comunicação do IFRS informou que "o detalhamento sobre a retomada do calendário acadêmico no Campus Rio Grande será discutido nesta quinta-feira, dia 25 de março de 2021, em reunião por webconferência do Conselho de Campus (Concamp). O Concamp avaliará medidas específicas para os estudantes formandos". A reunião será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do campus, a partir das 17h30.

Com relação aos estudantes dos demais anos, o documento esclarece que "na próxima semana, será realizada nova reunião do Conselho para dar continuidade às definições sobre o calendário acadêmico do Campus Rio Grande, dessa vez com deliberações para os demais estudantes". A assessoria reiterou que o Conselho é o órgão máximo do Campus e que atua com caráter consultivo e deliberativo, sendo responsável por importantes decisões a respeito do cotidiano e dos rumos da unidade.