ATIVIDADES LETIVAS DO IFRS ESTÃO SUSPENSAS ATÉ 3 DE JUNHO

  • O IFRS foi uma das primeiras instituições no Estado do Rio Grande do Sul a suspender as atividades presenciais e a criar um Comitê de Crise para Acompanhamento e Prevenção à Covid-19. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Com o objetivo de proteger a vida e contribuir para conter a disseminação do novo coronavírus, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) ampliou a suspensão das atividades letivas, que estava prevista até 18 de abril, para até o dia 3 de junho de 2020. A medida é válida para os 17 campi da instituição: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Centro), Restinga (bairro de Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Nesse período, permanece o posicionamento institucional pelo não uso da educação a distância (EaD) em substituição às atividades letivas presenciais, mas uma série de atividades complementares poderão ser desenvolvidas com os estudantes. Os servidores dos campi e da Reitoria, situada em Bento Gonçalves, continuam trabalhando de forma remota.

Os encaminhamentos foram dados no último dia 15, em reunião virtual do Colégio de Dirigentes da instituição, composto pelo reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, pró-reitores e diretores-gerais dos 17 campi. Na decisão anterior, a suspensão das aulas estava prevista até 18 de abril de 2020.

Júlio destacou que o objetivo é preservar estudantes e servidores e adiantou que a recuperação das aulas com qualidade é um compromisso. “São decisões muito difíceis, mas neste momento precisamos colocar a saúde e a segurança dos nossos estudantes e servidores em primeiro lugar. É isso que tem nos guiado desde o começo desta situação e, ao que parece, tem sido acertado. Oportunamente e em segurança as atividades serão retomadas. Mas também queremos reafirmar o nosso compromisso de recuperamos as aulas com a qualidade que nos é peculiar”.

O IFRS foi uma das primeiras instituições no Estado do Rio Grande do Sul a suspender as atividades presenciais e a criar um Comitê de Crise para Acompanhamento e Prevenção à Covid-19. A decisão de suspender as atividades letivas e estabelecer o trabalho remoto para as demais foi oficializada em 17 de março de 2020.