PREFEITURA DO RIO GRANDE E NOVA RHEINGANTZ - UMA PARCERIA QUE DEIXARÁ TRAÇOS NA HISTÓRIA

  • O projeto prevê outras intervenções artísticas, e para tanto será aberto, por parte da Secretaria de Município da Cultura, um edital de seleção aos artistas interessados em expor sua arte nos espaços destinados ao fomento da cultura no novo complexo da Rheingantz. Foto: Divulgação/Secult

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Cultura firmou recentemente parceria com a Nova Rheingantz, num projeto que pretende despertar a memória e emocionar os riograndinos com o Projeto Traços da História. O objetivo é homenagear um dos principais patrimônios industriais do Brasil, a antiga fábrica Rheingantz, resgatando sua história através de manifestações artísticas em paredes, janelas e espaços estratégicos do antigo prédio, de modo a recriar imagens históricas que possam retratar a essência e o valor da fábrica com a representação de artefatos, momentos e uma linha do tempo.

Em abril foi dado início à primeira etapa do projeto, que previa uma intervenção artística em uma das paredes da via central de acesso ao empreendimento, a qual já foi totalmente concluída. Um mural com cerca de 25 metros de comprimento, desenhado pelo artista riograndino Guilherme Gerundo, uma forma de expor seu talento através da sua arte e, consequentemente, contribuir para o resgate da memória histórica da antiga fábrica têxtil.

Já na segunda etapa, o projeto prevê outras intervenções artísticas, e para tanto será aberto, por parte da Secretaria de Município da Cultura, um edital de seleção aos artistas interessados em expor sua arte nos espaços destinados ao fomento da cultura no novo complexo da Rheingantz.

A intervenção no mural da arte foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), e também contou com a aprovação da arquiteta responsável pelo restauro do prédio, Simone Rassmussen Neutzling, considerando a ação sem danos ao patrimônio, tendo em vista que a arte e a cultura também estão ligadas ao processo de restauro.

De acordo o secretário da Cultura, Luis Henrique Drevnovicz, "a parceria com a Nova Rheingantz no projeto Traços da História, é muito importante para a cultura, a arte e o patrimônio histórico da nossa cidade. Seu foco principal é resgatar a história da antiga indústria Rheingantz, e devolver à comunidade esse patrimônio do qual ela tanto se orgulha. É importante que neste primeiro momento já se tenha essa história retratada no próprio prédio, através das pinturas promovidas por artistas locais, o que já proporciona a comunidade esse sentimento de pertencimento e a certeza de que em breve esse patrimônio estará de volta”, destacou.

Quanto ao complexo da Nova Rheingantz, o secretário ressalta que, o mesmo, será capaz de impulsionar o potencial econômico da cidade, aliando o passado ao futuro de Rio Grande. O objetivo dos gestores do local é construir um novo espaço urbano com o DNA das suas origens e projetos voltados a um ecossistema de empreendedorismo, inovação, cultura e bem-estar abertos à população.

Assessoria de comunicação Secult