NOVA RHEINGANTZ RECEBERÁ DIOCESE RG PARA ABENÇOAR NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

  • Cerimônia de bênção será transmitida online através das redes sociais. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A Nova Rheingantz e a Diocese do Rio Grande vão promover um momento histórico e emocionante para reativar a pequena capela do prédio da antiga fábrica têxtil. A Diocese, por meio do Bispo Dom Ricardo Hoepers, realizou a doação da imagem da Nossa Senhora de Fátima, na última semana, para retornar à capela da Nova Rheingantz, onde antigamente já havia uma imagem semelhante que fora subtraída no período em que a fábrica estava inativa, antes do seu leilão, em 2012. Nesta terça-feira (27), o local receberá a cerimônia de bênção, às 18h, com transmissão nas redes sociais.

Respeitando as regras de distanciamento social, a cerimônia será restrita a um número limitado de convidados. A busca pela imagem da Nossa Senhora de Fátima, que permanece ainda na memória de antigos funcionários da fábrica, era um desejo da atual administração para celebrar a nova fase do empreendimento. O gesto de doação da Diocese do Rio Grande aconteceu voluntariamente pelo Bispo Dom Ricardo Hoepers, que irá abençoar a imagem no dia 27 e espera que o momento religioso represente prosperidade e proteção para todos. “Nesse ano em que a Diocese do Rio Grande completa seu Jubileu de Ouro, essa aparente pequena ação se reveste de um significado ainda maior, pelo fato de devolver Nossa Senhora de Fátima, que é padroeira da Diocese, a um local de devoção histórica, onde certamente, muitas graças foram concedidas e ainda poderão ser buscadas”, comenta o bispo diocesano.

“A Rheingantz, no seu passado, representou um importante papel para a comunidade riograndina e isso refletiu em toda a dimensão que ela atingiu e repercute por gerações a sua lembrança! Muito mais que os prédios e o lugar, as pessoas deram sentido ao que ali se fez e, também, deram significado a esse nome! A Rheingantz foi a soma de todos os atributos das pessoas que lhe deram vida. A religiosidade foi uma de suas marcas com toda a sua diversidade e pluralidade! No projeto Nova Rheingantz, também temos esse viés plural, respeitando os credos de todos que juntaram forças para fazer a diferença e resgatar a dignidade desse espaço, antes abandonado. Acreditamos na liberdade de religião, como parte disso, o resgate desse espaço onde os funcionários prestavam sua devoção e praticavam suas crenças faz parte do restauro! Nossa Senhora de Fátima está na história da Rheingantz; muitos funcionários antigos nos contaram que se lembram de chegar para trabalhar e passar pela capelinha. Estamos muito gratos pela Diocese do Rio Grande fazer parte desse momento e doar a imagem para essa nova fase”, destaca o Gestor do projeto Nova Rheingantz, Ricardo Henriques.

O público poderá acompanhar a cerimônia através do Facebook da Diocese do Rio Grande(diocese.rg) e do Instagram da Nova Rheingantz (@novarheingantz).