POLICIAIS CIVIS PARTICIPAM DE DOAÇÃO DE SANGUE PARA O HOSPITAL SANTA CASA

  • A atividade envolveu cerca de 20 servidores da segurança pública e no decorrer da semana deverá reunir um número igual ou superior de representantes

Policiais civis de Rio Grande e integrantes da Operação Verão participaram na manhã desta quarta-feira de uma ação social de doação de sangue junto ao hospital Santa Casa. A atividade envolveu cerca de 20 servidores da segurança pública e no decorrer da semana deverá reunir um número igual ou superior de representantes.

De acordo com o delegado regional, Elione Lopes, a iniciativa surgiu após uma reunião realizada com o objetivo de buscar alternativas para promover uma inserção ainda maior da instituição junto à comunidade, acostumada a acompanhar e ouvir falar da polícia somente pelo trabalho de investigação e elucidação de crimes. A ideia acabou ganhando um número significativo de adeptos em virtude dos policiais participantes serem doadores frequentes e identificados com a causa.

O envolvimento com outras questões sociais também é parte integrante das atividades desenvolvidas pela instituição, tanto que neste mês, a Associação dos Policiais Civis realizou em sua sede uma atividade com alunos de uma escola municipal de Rio Grande, promovendo um dia de muita alegria e brincadeiras. Ainda neste viés e em parceria com o SESC, a Polícia Civil pretende organizar nos dias 6 e 7 de janeiro uma ação no balneário Cassino, composta por palestras, rústicas e também com a presença dos mini buggys, pequenos carros utilizados pelas crianças nos circuitos montados para ensino das regras de trânsito.

Para o gestor do banco de sangue do hospital Santa Casa, William Ayres, campanhas de doação como esta são fundamentais para a manutenção dos estoques da instituição que atende também o Hospital Universitário. Segundo ele, é comum aos finais de ano ocorrer uma queda no número de doadores, gerando uma diferença de 20% em relação aos demais meses.

Atualmente, o banco de sangue mantém um cadastro de voluntários e ao realizar a doação, a pessoa que não é integrante é convidada a compor o quadro e passar a auxiliar, quando necessário. A estrutura local tem capacidade para estocar 1.500 bolsas e conta com uma média de 500 doadores ao mês.

Ayres aproveitou, também, para destacar a importância da doação contínua e exemplificou essa necessidade citando os prazos de validade das substâncias que compõe o sangue. Para se ter uma ideia, as plaquetas, utilizadas em cirurgias cardíacas e em pacientes com doenças oncológicas, possuem apenas cinco dias de validade e o sangue pouco mais de um mês.

A escrivã Camila Branco foi uma das doadoras desta manhã e explicou que já realizava este tipo de ação antes mesmo de ingressar nos quadros da Polícia Civil, quando ainda participava de um grupo de jovens da Igreja Católica. A integrante do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), que atuará em Rio Grande durante o veraneio, comemorou a iniciativa e achou extremamente interessante, pois contribuirá para a manutenção do estoque local.

Para doar sangue, é necessário obedecer algumas regras, entre elas: apresentar documento de identificação com foto; ter peso acima de 50kg; idade mínima de 18 e máxima de 65 anos; não estar em tratamento médico ou fazendo uso de medicações químicas; não estar resfriado; não ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação; estar em repouso na noite anterior; e comunicar se fez ou não uso de vacinas em um período anterior recente ao da doação. O banco de sangue fica localizado junto ao Complexo Hospitalar Ênio Duarte Fernandes, na Avenida Presidente Vargas, 334, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h30.

Quer receber nossas notícias diretamente em seu WhatsApp? Então nos adicione aos seus contatos: 98123-9129. Mande sua mensagem que lhe incluiremos em nossa lista de leitores.

Texto e foto: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com