NÍVEL DA LAGUNA SOBE E DEFESA CIVIL JÁ REGISTRA MORADORES FORA DE CASA

  • A parte inicial da Rua Marechal Deodoro foi atingida pela água e colocou os moradores em sinal de alerta. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O domingo (17) foi de estado de alerta para as equipes da Defesa Civil de Rio Grande e moradores das áreas ribeirinhas da Laguna dos Patos e do Saco da Mangueira. Como já era previsto e com a condição dos ventos, o nível da água aumentou e invadiu ruas e casas, forçando famílias a deixar suas residências em busca de abrigo.

20230917_141903De acordo com o ordenador de despesas da Defesa Civil, Rudimar Machado, três famílias que residem na Rua Lagoa Azul, na Cidade Nova, foram resgatadas e encaminhadas para casas de parentes. O mesmo aconteceu com um casal de idosos, na Ilha da Torotama, que foi atendido pelo órgão de proteção da comunidade e levado para a residência da filha.

Durante a tarde, secretários municipais estiveram reunidos com o prefeito Fábio Branco para traçar o plano de ação para o enfrentamento das enchentes. Diante do cenário de possível alagamento de ruas de bairros ribeirinhos, foi definida a montagem de três abrigos para receber os moradores que tiverem de deixar suas residências.

20230917_184015Conforme as informações divulgadas pela Prefeitura Municipal, por meio de suas redes sociais, os abrigos estão localizados no ginásio da escola Lemos Júnior, na zona central, na sede do Esporte Clube Santo Antônio e no salão paroquial, ambos no Povo Novo. O abrigo da Vila da Quinta permanece em funcionamento, no salão paroquial.

A reportagem do site Papareia News percorreu alguns pontos da cidade e ruas como a Marechal Deodoro, a Teixeira Júnior e a República tiveram suas partes iniciais alagadas. No começo da noite, na doca do Mercado Público, as ondas já empurravam a água na direção da Banca do Peixe e para as laterais, chamando a atenção de muitas pessoas.

A correnteza também trouxe muitas garrafas pet e outros materiais plásticos que ficaram acumuladas na doca. Com o uso de taquaras e outros materiais improvisados, algumas pessoas fizeram o recolhimento de parte desses materiais que deverão ser encaminhados para a reciclagem ou ganhar o descarte correto.