MORRE O EX-VEREADOR PELOTENSE, ADEMAR ORNEL, DE COMPLICAÇÕES DA COVID-19

  • Além do vínculo com a área da Educação, na qual foi secretário municipal da pasta nos anos de 2011 e 2012, Ornel era engenheiro-agrônomo e advogado e, também, foi secretário de Administração. Foto: Paulo Ferreira/Câmara de Vereadores de Pelotas

Nesta sexta-feira (15), Pelotas registra a morte do ex-vereador Ademar Fernandes de Ornel, provocada por sequelas da Covid-19, que comprometeram o desempenho renal e pulmonar, além da hipertensão. O ex-político tinha 63 anos e deixa sete filhos e três netos. A prefeita Paula Mascarenhas decretou luto oficial de três dias no município, e expressou condolências aos familiares, amigos, eleitores e à comunidade pelotense pela perda.

O velório é público, no plenário da Câmara de Vereadores, permitido porque o período de testagem positiva para o coronavírus já foi superado. Há 21 dias, Ornel foi diagnosticado com o vírus, não mais ativo nesta-sexta-feira, dia de sua morte. O sepultamento ocorrerá no cemitério São Francisco de Paula, na Avenida Duque de Caxias.

Ornel foi vereador por sete mandatos, completando 30 anos consecutivos nas funções de legislador do município. Durante três décadas, foi oito vezes presidente da Câmara e manteve-se sempre presente, participativo e articulador em todas as discussões. “A vida pública era a vida dele. Dedicava-se 24 horas por dia às questões da cidade e das pessoas”, afirmou a filha Aline.

Na área profissional, Ornel era professor aposentado do estado e na ativa do Campus CAVG do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Desde jovem, quando estudante no Visconde da Graça, atendia pelo apelido de “20”, que lhe foi carinhosamente atribuído por seus colegas. Além do vínculo com a área da Educação, na qual foi secretário municipal da pasta nos anos de 2011 e 2012, Ornel era engenheiro-agrônomo e advogado e, também, foi secretário de Administração.