LEÃO-MARINHO É VISTO NA BEIRA DA PRAIA DA BARRINHA, EM SLS

  • O animal, que é muito comum nas cidades de Rio Grande e São José do Norte, apresentava um ferimento no dorso. Foto: Divulgação/Patram

Moradores de São Lourenço do Sul foram surpreendidos, na tarde deste sábado (31), pelo aparecimento de leão-marinho, na beira da praia da Barrinha. O episódio inusitado chamou a atenção de muitas pessoas e os motivos que levaram a sua chegada na faixa de areia ainda são desconhecidos.

Policiais da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) foram acionados, assim como biólogos e veterinários do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (Cram) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). O animal, que é muito comum nas cidades de Rio Grande e São José do Norte, apresentava um ferimento no dorso.

De acordo com a Patram, integrantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, acionaram os policiais ambientais da 3ª Companhia de Pelotas e informaram sobre o fato. Os militares entraram em contato com os pesquisadores do Cram e foram juntos até o local, que já estava isolado pelo Corpo de Bombeiros, mas apresentando uma grande concentração de pessoas.

Com o auxílio dos policiais, tanto a bióloga quanto a veterinária conseguiram se aproximar do animal e verificar a existência do ferimento, que pode ter sido originado durante alguma disputa por território ou alimento. A médica ainda conseguiu aplicar uma dose de antisséptico, porém ao tentar dar um antibiótico, o leão-marinho entrou na água e nadou para longe.

Ainda conforme a Patram, os profissionais permaneceram no local por aproximadamente uma hora, no entanto o animal não retornou durante esse período à beira da praia.