HOMEM TEM PARADAS CARDIORRESPIRATÓRIAS REVERTIDAS POR GUARDAS MUNICIPAIS DE SJN

  • Após ser estabilizado, ele foi encaminhado ao Hospital Municipal e posteriormente transferido para o Hospital de Cardiologia da Santa Casa de Rio Grande. Foto: Divulgação/GMSJN

Saber agir diante de um quadro de parada cardiorrespiratória (PCR) significa garantir à vítima uma chance de sobrevivência. Dados estatísticos apontam que de 100 pessoas que sofrem com o problema, pelo menos 90 delas acabam não resistindo e morrem antes mesmo de chegar ao socorro especializado.

Nesse sentido, o preparo da Guarda Municipal de São José do Norte permitiu a reversão de um quadro de PCR sofrido por um homem, de 54 anos, na última quarta-feira (2). Os agentes atuavam como batedores da carreata em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, quando foram avisados por populares que uma pessoa estava passando mal na Prainha.

Como estavam próximos do local, os guardas municipais Gautério e da Silva deixaram a carreata e se dirigiram para ver o que estava acontecendo se depararam com a vítima sendo amparada por outras pessoas. A primeira constatação foi de que o homem estava com a pulsação muito fraca.

Enquanto aguardava a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) a vítima teve pelo menos três paradas que foram revertidas pelos agentes por meio de manobras de reanimação. Após ser estabilizado, ele foi encaminhado ao Hospital Municipal e posteriormente transferido para o Hospital de Cardiologia da Santa Casa de Rio Grande.